Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Como lavar, secar e estilizar o cabelo para um efeito de salão em casa

Rodrigo Cintra

12/09/2017 08h00

Ter as ferramentas necessárias é o primeiro passo para o resultado ficar bom também em casa (Foto: iStock)

 

Conseguir um efeito de cabelo de salão em casa não é um mistério: basta ficar atenta a práticas que podem ajudar ou prejudicar a saúde dos fios. A dica essencial é investir em produtos capilares de boa qualidade e aparelhos, de acordo com a necessidade de cada um, como uma boa escova, secador, difusor, chapinha ou babyliss.

A limpeza é uma das grandes chaves. O ideal é aplicar o xampu duas vezes. A primeira tem a função de retirar a oleosidade dos fios. E na repetição, o produto remove as impurezas e seus componentes atuam com maior eficácia. Em seguida, aplique o condicionador do comprimento às pontas e certifique-se em retirar todo o produto. Caso contrário, os fios poderão ficar mais pesados ou opacos. E na hora de secar, nada de esfregar a toalha: isso provoca a quebra dos fios, então passe-a de forma suave. E sempre evite água quente!

Alguns hábitos da era da vovó ainda surtem efeito. Na hora da hidratação, reserve alguns momentos para o uso da touca. Ela ajuda a potencializar a ação da máscara. Se tiver a térmica, melhor. Do contrário, a simples também vale. E se quiser finalizar com o secador, mantenha uma distância mínima de 15 cm para não danificar os fios.

Na hora de estilizar

De olho na tendência das ondas? Sem problemas! Se não sabe manusear bem o babyliss, a técnica manual traz resultados! Faça duas tranças, uma de cada lado, e após um período mínimo de 40 minutos, solte-as. Você terá um messy hair poderoso. Complete o processo com um spray de sal, jogue o cabelo para baixo e finalize passando os dedos suavemente pelas mechas.

A escova modelada também é uma questão de paciência e ter em mãos um modelo de cerâmica, por exemplo, para melhor execução. Use spray antitérmico. Separe o cabelo em mechas e prenda. Comece a modelar cada mecha com secador e escova. Para deixar os fios ondulados, enrole a escova na mecha e solte devagar como se estivesse torcendo. Para caprichar no styling, mantenha as pontas retas. Dica: nada de ficar passando a mão no cabelo a todo instante. Pode detonar com os cachos e ainda deixá-los oleosos.

Com essas dicas, você vai surpreender ao desfilar por aí com um cabelo incrível, com brilho, maciez e acabamento profissional de salão. É só se preparar para os elogios!

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra