Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Decapagem, desconectar, esfumar... entenda termos usados por cabeleireiros

Rodrigo Cintra

30/01/2018 05h00

Saber alguns termos que os cabeleireiros usam com certeza ajuda a garantir sucesso no resultado (Foto: iStock)

 

Cabeleireiros usam termos bastante particulares. Muitas vezes você não tem certeza do que o profissional está falando ou não consegue explicar para ele o que gostaria de fazer? Fique por dentro dos jargões usados para fazer bonito na hora de explicar os seus desejos:

Matizar

As loiras são as que mais escutam a expressão "matizar as mechas". Esse processo é importante para remover a pigmentação amarelada dos fios loiros ou grisalhos, que pode ser consequência de fatores externos, como sol e poluição ou apenas para corrigir a coloração. O tratamento consiste no uso de tonalizante para neutralizar o tom. Em casa, vale aplicar xampus matizadores — aqueles roxos. Já em ruivas e morenas, a técnica é adotada para realçar a cor por conta do desbotamento precoce.

Desconectar

A ideia é fazer o corte em camadas de diferentes comprimentos para tirar o aspecto reto e com isso ganhar mais movimento e leveza. O termo também é comum na hora da finalização. Mousse ou pomada podem garantir um efeito moderninho com as pontas mais "bagunçadinhas".

Balayage

É uma técnica para a realização de luzes. O profissional passa de forma mais aleatória o pincel com coloração ou descolorante nas mechas, sem deixá-las com marcações, para um efeito natural.

Cauterização

Procedimento que restaura a revitaliza os fios, devolvendo as proteínas perdidas por processos químicos, além de selar as cutículas. Resultado: fios mais resistentes e protegidos.

Decapagem

Tira os pigmentos da coloração dos fios para receber o novo procedimento químico. Recomendado para quem já tem fios tingidos e quer mudar de cor. É feito em todo o cabelo com descolorante. Atenção: vale pedir uma avaliação ao especialista porque fios muito sensíveis ou já danificados não podem ser submetidos a esse método.

Reflexo invertido

Normalmente esse é um processo para quem já clareou demais os fios e tem vontade de voltar o tom à cor natural. Então, algumas mechas são separadas e levemente escurecidas.

Iluminar

Boa opção para quem deseja mudar sem radicalizar e manter a própria essência. Existem várias técnicas, como o contour, que realça os fios no contorno facial, trazendo luminosidade de forma discreta. Indicado para todos os tons de cabelo. O profissional vai escolher nuances similares ao fundo original para gerar um contraste suave.

Esfumar

Também conhecido como "apagar a raiz". A proposta é suavizar as luzes no topo da cabeça sem deixá-las extremamente marcadas. O fundo natural misturado ao efeito das mechas claras deixa o visual bem natural.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra