Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Franja: sete tipos para transformar o seu corte de cabelo de sempre

Rodrigo Cintra

27/03/2018 05h00

Ela imprime inovação, modernidade, é capaz de sobreviver ao tempo e ainda confere autenticidade ao look. Sabe do que se trata? Acertou quem pensou na franja. Icônica, ela resiste às gerações e se faz presente nos mais variados estilos, do clássico ao fashionista.

Se você já andou pensando em arriscar, mas ainda se pega pensando em qual versão apostar, basta escolher o formato e se entregar a essa pequena mudança, mas que resulta em grandes transformações. Inspire-se em sete versões dessa charmosa tendência para estrear com visual totalmente despojado nesta estação:

Revival fashion


Giovanna Lancellotti  já encarou a tesoura para viver a personagem Rochele, na novela "Segundo Sol", em que interpretará uma estudante de moda. O visual tem tudo a ver e garante ar bem contemporâneo. Aqui, a franja fica abaixo das sobrancelhas e com leve desfiado — feito com a tesoura na vertical — sem comprometer o volume. As donas de fios lisos não precisam se preocupar com o styling, mas quem tem ondas deve contar com a escova para alinhá-las.

Mínimos detalhes

(Foto: Getty Images)

A sensual Dakota Johnson tem na franja já uma identidade flagrada por Anastasia, sua personagem em "50 Tons de Cinza". Nesta versão, os fios ficam na altura das sobrancelhas, mas com um diferencial: poucas graduações no comprimento, sendo curtos no centro e mais longos nas laterais. A tesoura desfiadeira também confere um resultado mais jovial com fios desconectados. É um modelo aplicável aos fios lisos.

Cortininha à Jane Birkin


Uma das versões mais adotadas em que o efeito deixa a franja dividida ao meio de forma bastante natural. Normalmente é feita na altura da sobrancelha e recebe pequenos picotes nas extremidades para dar movimento e leveza. Thaila Ayala é uma das moderninhas que aprovou e adotou!

Baby bang


A versão curtinha é a preferida das mais ousadas e foi protagonista de vários desfiles lá fora. Bianca Bin renovou o estilo como a Clara, em "O Outro Lado do Paraíso", com fios bem acima da sobrancelha e totalmente desconectados em um efeito assimétrico, sem o alinhamento dos fios retos. Pode ser usada por quem tem cabelo ondulado e liso. Aqui, a tesoura desfiadeira promove a diferença de altura dos fios. Quem tem cabelo ondulado pode aproveitar a textura natural pata um efeito bagunçadinho.

Cachos, ativar!


O look arrasador de Leandra Leal é prova de que as cacheadas podem aderir à tendência. Neste caso, as franjas muito curtas não são recomendadas, mas é possível investir em uma versão na altura dos olhos ou um pouco mais comprida. O modo de cortar muda também. Nada de fios retos. Para ressaltar a textura cacheada, o profissional deve fazer o corte com o cabelo seco. O ideal é desfiar levemente as pontas para que a franja ganhe peso e não suba.

Estilo shaggy: queridinho das famosas

(Foto: Getty Images)

É aquela franja bagunçadinha. Para alcançar esse resultado, o corte é realizado de forma arredondada, inspirado nos anos 1970 e 1980, com as laterais maiores que o centro. E para caracterizar o messy natural vale desfiar as pontas. A proposta é deixá-la desalinhada. Até a realeza já usou, dá uma olhada na Kate Middleton!

Longa e sofisticada


É a mais discreta: o cabelo ganha uma camada menor para que todo o corte tenha movimento. Pode ser feita em suaves camadas, como a de Paolla Oliveira, em que a parte menor fica na altura do nariz.

Lembretes para todos os tipos de franja:

  • A manutenção do corte deve ser feita a partir de 15 dias até um mês para que não perca o caimento;
  • O jato de ar do secador é um bom aliado para dar acabamento melhor à franja e você pode alternar entre a temperatura quente e fria para conquistar aquele brilho extra;
  • Aposte no xampu a seco para combater a oleosidade e ainda dar aquela levantada na raiz;
  • Nada de lambuzar leave-in ou óleo reparador na franja: uma dica para quem quer garantir o styling é investir na cera, sem exageros;
  • Tire proveito dos contrastes: cansou da franja? Sem problemas, você pode aplicar o gel para um look wet puxando todo o cabelo para trás. Se a ideia é valorizá-la, faça um coque no topo da cabeça ou um rabo de cavalo de lado e ponha a franja para jogo.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra