Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Frizz: veja o que causa e como acabar com o arrepiado dos fios

Universa

01/05/2018 05h00

Nada de fios arrepiados! Aprenda de vez a combater o frizz (Foto: Getty Images)

 

As pesquisas não param de exibir o Brasil como um dos mais interessados na área de beleza. O país é apontado como o quarto maior mercado consumidor de produtos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo e o primeiro em cuidados com o cabelo. Uma delas divulgou que a brasileira costuma usar cerca de cinco itens por dia – shampoo, condicionador, leave-in, anti-frizz e spray de brilho -, usa, em média 1,6 litros de condicionador em casa por ano e passa cerca de 35 minutos arrumando só o cabelo.

Então, com certeza, você deve saber que um dos grandes desejos é aprender a driblar o frizz, aquele "arrepiado" inconveniente responsável por derrubar qualquer look e ser um dos indícios para um bad hair day. São vários os culpados: procedimentos químicos, como coloração e alisamento, que podem deixar os fios porosos e cutículas dilatadas promovendo a quebra; agentes naturais, como sol, vento, umidade ou tempo seco, que desidratam o cabelo causando dano à estrutura capilar e resultando em ressecamento e no fio espetado; carência de hidratação; e fios brancos, já que sem a força da melanina o cabelo fica com textura áspera e grossa.

Que tal testar seus conhecimentos sobre como combater o frizz? Responda ao questionário abaixo e aprenda mais um pouquinho sobre como dar adeus aos arrepiados indesejados:

1 – Como você escolhe os produtos para higienizar o cabelo?

  1. Sinto o aroma e vejo a embalagem que mais chama atenção.
  2. Compro produtos elaborados para o meu tipo de cabelo.
  3. Normalmente uso o mesmo da minha mãe ou indicado por uma amiga.

2 – Como é realizada a lavagem dos fios?

  1. Lavo todos os dias com xampu e condicionador com água quente.
  2. Lavo duas vezes na semana e nem sempre uso condicionador.
  3. Lavo em dias alternados com xampu e condicionador com água morna.

3 – Após o banho, como seca o cabelo?

  1. Envolvo os fios na toalha e aperto de forma suave para reter o excesso de água.
  2. Saio do banho e uso o secador por ser mais eficiente.
  3. Esfrego bem os fios na toalha para tirar bem a umidade e deixo secar ao natural.

4 – Qual o seu ritual de hidratação em casa?

  1. Costumo hidratar uma vez por semana ou a cada 15 dias.
  2. Na verdade, só hidrato quando vou ao salão.
  3. Tenho o hábito de hidratar sempre porque lavo os fios todos os dias e substituo o condicionar por máscara.

5 – Como costuma pentear o cabelo?

  1. Desembaraço quando acordo com pente ou escova e costumo focar mais em comprimento e pontas por alguns instantes.
  2. Penteio quando saio do banho ainda com os fios úmidos.
  3. Penteio ao menos duas vezes por dia, manhã e antes de dormir, e uso a escova por toda a extensão do cabelo.

6 – Como utiliza aparelhos, como secador, prancha e babyliss?

  1. Importante manter a saúde dos fios aplicando protetor térmico.
  2. Costumo usar prancha/babyliss assim que saio do banho com os fios limpos e úmidos.
  3. Como não uso constantemente, raramente passo produto com ação antitérmica.

7 – Qual das práticas abaixo pode contribuir para o surgimento de frizz?

  1. Prender sempre o cabelo durante qualquer atividade física.
  2. Mesmo quando está muito quente, deixar os fios soltos na praia.
  3. Usar fórmulas manipuladas para controlar a oleosidade do couro cabeludo.

8 – Que conselho acha mais adequado para evitar o aspecto de fio "levantado"?

  1. Trocar a fronha tradicional do travesseiro por uma de tecido que não provoque tanto atrito.
  2. Apostar em procedimentos químicos com bastante regularidade.
  3. Não usar os acessórios do secador.

Respostas certas:

  1. B

Regra número um para evitar qualquer problema capilar, inclusive o frizz: use produtos que respeitam o seu tipo de cabelo. Finalizadores são bem-vindos e também existem opções específicas. Para ondulados, prefira leave-in, os cachos ficam bonitos com modeladores. Fios lisos ressecados devem ganhar ajuda de cera ou balm, os finos precisam do reforço do spray e os grossos contam com o poder dos óleos essenciais.

  1. C

O mais indicado é lavar em dias alternados com shampoo e condicionador. Detalhe: a pausa deve ser de no máximo até 5 minutos e depois enxágue bastante, pois os resíduos acumulados são os violões do ressecamento. E nada de água muito quente para evitar oleosidade e fios opacos.

  1. A

Em hipótese alguma esfregue a toalha nos fios. Além do frizz, pode causar quebra por conta do atrito. Seja gentil com o seu cabelo e apenas dê uma leve apertada para absorver o excesso de umidade. E também não use secador com o cabelo totalmente molhado. Elimine a água com a toalha. E no caso de utilizar prancha ou babyliss, use o secador antes até os fios estarem 80% secos para evitar quebra.

  1. A

Hidratar é o grande segredo para se livrar de uma vez por todas do efeito arrepiado. Manter a frequência é importante. Fios grossos devem ser hidratados toda semana e os finos, a cada 20 dias. Mas tudo que é em excesso pode resultar em danos. O uso da máscara diária pode acumular resíduos. A consequência será um cabelo pesado e sem vida.

  1. C

Comece escolhendo uma escova de madeira que não provoca tanta estática em relação às outras de material sintético. Tente escovar o cabelo de 10 a 20 minutos em vários sentidos e todos os dias para estimular a circulação sanguínea no couro e liberar a passagem dos nutrientes até as pontas.

  1. A

O secador é um bom aliado para melhorar a aparência e eliminar o frizz e ajudar a selar as cutículas. Mas é imprescindível passar um produto com proteção térmica antes, pois o excesso de calor vai se transformar em quebra, opacidade e pontas duplas.

  1. B

O suor prejudica o cabelo por conter sal. O seu contato com o fio gera o tão temido frizz. Portanto, procure manter o cabelo preso em situações que sabe que vai transpirar mais.

  1. A

Se puder usar uma fronha de cetim ou seda, perfeito! A suavidade do tecido irá prevenir a queda mecânica causada por tração, mais comum com a fronha de algodão. E aproveitando, nada de exagerar nos protocolos químicos para não danificar os fios e use e abuse dos acessórios do secador. O bocal ajuda a direcionar o calor para um ponto específico e a finalizar o visual sem frizz. O estreito é ideal para quem deseja uma textura lisa, os cachos combinam mais com o difusor.

Resultado:

*Acima de 5 acertos

Parabéns, você é uma expert no assunto e sabe direitinho como cuidar dos fios e manter o frizz bem longe!

*Quatro acertos

Tá quase lá, a ideia é ir se aperfeiçoando e não deixar de acompanhar as dicas.

*Três acertos ou menos

Você precisa apenas ficar por dentro do universo capilar para mandar ver nas próximas produções. Faz assim: pode ler as colunas anteriores e se manter atualizada sobre dicas e tendências. Vem comigo!

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra