Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Penteados para academia: veja como prender e proteger os fios com estilo

Universa

03/07/2018 05h00

O suor do exercício físico pode ajudar a danificar os fios e a maneira como você prende o cabelo também pode ser a razão de casos de quebra e queda. Portanto, capriche na produção e aprenda alguns truques para manter o cabelo em dia longe dos efeitos da "suadeira"!

Veja também

  1. O sal presente no suor provoca opacidade, falta de brilho e interfere em alguns procedimentos químicos. No caso de alisamento, a durabilidade ficará comprometida — o efeito sai mais rápido, devolvendo a estrutura original do fio.
  2. Quem pratica exercícios ao ar livre não deve abrir mão do protetor solar capilar, pois com o PH do suor alterado, com certeza vai ter de lidar com desbotamento precoce.
  3. Faça a escolha certa também na hora de prender os fios. Opte por elásticos revestidos de tecido para evitar a quebra e adote as faixas para segurar a franja e as laterais do cabelo, sem deixá-las em contato com a pele.
  4. Desembarace bem antes de amarrar e aplique o reparador de pontas, excelente aliado contra a formação de nós. E se você é daquelas que treinam com frequência, não fique com receio de lavar todo dia.
  5. As impurezas do ambiente — incluindo até o desinfetante usado nos colchonetes — também podem prejudicar os fios. Lave-os diariamente para prevenir a proliferação de fungos causados pelo aumento da oleosidade, evitando caspa, dermatite, descamações e queda.
  6. Prefira produtos com função hidratante e não apenas de limpeza para o cabelo ficar nutrido e com movimento.

Dicas anotadas? Então agora é hora de se inspirar nos looks de algumas famosas, que não economizam no estilo quando o assunto é caprichar nas amarrações:

Half bun

Uma publicação compartilhada por Gabriela (@gabrielapugliesi) em

A blogueira Gabriela Pugliesi evidenciou a tendência dos fios médios com um half bun, penteado despojado para deixar os fios frontais longe da testa.

Basta separar o volume de mechas dessa área e puxá-lo para trás, formando um coque despretensioso no topo da cabeça.

Coque

O coque é um dos penteados mais tradicionais e cabe em inúmeras situações, inclusive para a academia.

Para deixar os fios bem presos e alinhados, e assim evitar que caiam durante os exercícios, use um pente ou escova para puxar todo o cabelo, amarrando-o em um coque.

Você pode usá-lo mais alto, como a futura mamãe e praticante de ioga Isis Valverde, ou mantê-lo próximo à nuca.

Rabo de cavalo

Atualíssimo, o rabo de cavalo atende tanto os comprimentos médios quanto os longos e ainda traz charme para a produção fitness.

Sabrina Sato evidencia o look com uma versão alta. Se você tem cabelo menor, prefira um rabo mais baixo para que os fios da nuca não se soltem durante a atividade física.

Tranças estilo boxeadora

Monique Alfradique na maior categoria com tranças no modelo boxer. Essa é uma ótima opção para quem pratica atividades de alta intensidade e quer manter os fios bem alinhados. Pode correr, pular, agachar, que o cabelo ainda estará intacto.

Divida o cabelo em duas partes e defina um ponto para iniciar o penteado. Uma dica é começar por aquele lugar onde fica a entrada do cabelo, na parte frontal.

Separe três mechas e vá tecendo a trança. Siga mais a linha da nuca para deixar as tranças expostas.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra