Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Cortes com fios repicados e desfiados: o segredo dos looks das celebridades

Universa

23/04/2019 05h00

Juliana Paes e Vitoria Strada (Fotos: Instagram)

Movimento, leveza, volume e styling moderninho. Essas são as características mais procuradas em um corte. O estilo "bagunçadinho" com caimento natural está em alta e é bastante requisitado na hora da escolha de um novo look. E esse visual é alcançado com duas técnicas bastante conhecidas: repicado e desfiado. Elas compõem os looks da maioria das celebridades e não saem de moda, sendo destaque das principais tendências.

Juliana Paes ganhou o efeito repicado no comprimento longo para a sua personagem em "A Dona do Pedaço", próxima novela das 9, enquanto Vitória Strada estreou nesse estilo nos fios médios recentemente, após se despedir de "Espelho da Vida", assim como Alice Wegmann, em "Órfãos da Terra". Marina Ruy Barbosa também exibe um visual repicado, mas de leve, acompanhado de franja desfiada com os fios do centro menores dos que os das extremidades, em "O Sétimo Guardião". Camila Queiroz ganhou look bem despojado, em "Verão 90", unindo as duas técnicas. O mesmo resultado pode ser visto no curto sexy de Flávia Alessandra.

Veja também

Marina Ruy Barbosa, Camila Queiroz e Flávia Alessandra (Fotos: Instagram)

Apesar de propostas bem parecidas, é preciso entender direitinho qual o objetivo para não interferir no resultado final. Existem diferenças nos dois métodos e conhecimento profissional é imprescindível para conquistar o efeito certeiro sobre os fios.

O corte repicado apresenta camadas mais evidentes, ajuda a ressaltar o formato do rosto e a deixar o tom da coloração mais visível. O que muda são os níveis de camada. Quanto mais elevada, mais ela aparecerá. Já o desfiado tem o objetivo te trazer suavidade e balanço. A técnica existe para criar irregularidade nas mechas com diferenças entre fios curtos e longos.

Ambos os métodos podem ser aplicados em todos os tipos de fio, ou seja, em cabelos lisos, ondulados e cacheados, alterando apenas a textura, sendo fina ou grossa. As donas de fios mais ralos, por exemplo, devem apostar no poder do repicado, que traz mais densidade. E também é possível fazer uma total transformação sem alterar o comprimento.

O desfiado é mais utilizado para dar um melhor acabamento e em praticamente todos os cortes, do curto ao longo, com uso de tesoura ou navalha. É daí aquele efeito totalmente desconectado. Muitos profissionais finalizam o visual com essa técnica depois do cabelo seco e escovado para ver como ficará no dia a dia.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra