Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Fitagem: o que é e como fazer a técnica simples para definir os cachos

Universa

11/06/2019 05h00

Taís Araújo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Os cachos conquistaram de vez o seu lugar ao sol. Quem adora os caracóis e resolveu assumi-los definitivamente ou ainda está em processo de transição, vai aqui uma dica para uma definição rápida e com resultado digno de comercial de xampu: a fitagem, uma técnica de texturização para moldar os cachos de forma prática, sem secador, babyliss ou difusor.

O efeito é alcançado apenas com os dedos e creme de pentear em mechas separadas, como se fossem fitas. Fácil, né? E mais: o método, também conhecido como dedoliss, não só traz precisão aos cachos, como ajuda a desembaraçar, controlar o volume, reduzir o frizz e garantir maciez. O melhor: pode ser feito durante o banho, otimizando o tempo.

Veja também

Como resultado, os cabelos ficam belíssimos como os das personagens Dandara (Dandara Mariana) e Moana (Giovana Cordeiro), de "Verão 90", e Silvia (Lucy Ramos), rainha dos cachos em "A Dona do Pedaço". Além, claro, do visual dos sonhos de Taís Araújo e da rainha pop Beyoncé, eternas inspirações.

Giovana Cordeiro e Lucy Ramos (Fotos: Reprodução/Instagram)

Quem pode e como fazer?

A fitagem é indicada para todos os tipos de cacho. O segredo está na escolha do produto finalizador certo para não deixar o cabelo pesado e ainda combinar com o seu tipo de ondulação ou curvatura. E atenção para a quantidade. Quem tem fios ralos e finos, nada de exageros. Já as donas de fios grossos e sem muita definição devem caprichar um pouco mais na hora da aplicação. Na dúvida, peça indicação ao seu cabeleireiro.

Agora, aprenda o passo a passo.

1. Lave o cabelo e tire a umidade. Depois divida todo o cabelo em partes iguais;

2. Aplique o creme de pentear de sua preferência em cada mecha;

3. Amasse o cabelo com as mãos em direção à raiz para uma melhor formação do cacho. Não use a toalha tradicional, pois ela gera atrito e provoca o frizz. Melhor usar uma peça de algodão ou uma camiseta;

4. Deixe o cabelo secar naturalmente. Se achar necessário, use finalizador em óleo. Mas só faça isso se souber que o produto não deixará o cacho pesado.

Há quem goste de fazer essa técnica com os fios sujos. Isso vai depender do balanço natural de cada cabelo, pois o acúmulo de resíduos anteriores pode impedir uma boa definição. E não é recomendado utilizar o procedimento diariamente. O excesso de produtos pode provocar danos ao couro cabeludo, como irritações, coceira, descamação e efeito opaco no comprimento e pontas.

A fitagem tem duração de até uma semana, dependendo do estado de oleosidade natural do fio e do número de vezes que a pessoa leva a mão ao cabelo.

Beyoncé (Foto: Instagram)

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra