Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Cabelo preto ou morena iluminada? Aposte no brilho dos fios escuros

Universa

25/06/2019 05h00

Quem nunca se impressionou pelo brilho refletido dos fios pretos? O efeito verniz espelhado é um dos grandes fenômenos capilares. Muitos deixam até uma aparência azulada.

A personagem Vivi, interpretada por Paolla Oliveira, em "A Dona do Pedaço", e a MC Mirella são exemplos de que não precisa ser loira para ser sensual. Os fios longos e muito bem hidratados da atriz são motivo de inspiração e referência para quem deseja dar uma repaginada para a temporada mais fria do ano.

Veja também

O ponto forte de um cabelo como o de Paolla é o aspecto saudável, independentemente de o fio ser natural ou tingido. Então, é mais do que necessário adotar algumas práticas para não ofuscar tanta luz. Tenha sempre à mão, produtos específicos para fios pretos ou coloridos. E nem pense em sair de casa sem protetor capilar com filtro solar. Ele evita o desbotamento da cor, que pode ficar avermelhada pelo excesso de raios UV. Aplique no comprimento às pontas. Mesmo quem é morena natural deve usar o produto para driblar o ressecamento.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BAD MI (@mcmirella) em


Mais uma dica: um dos tratamentos queridinhos e bastante recomendado é o banho de brilho, que pode ser feito com tonalizante e funciona como uma espécie de "capa" na superfície do fio. O mercado também disponibiliza máscaras com pigmentação intensa para realçar a cor. Produtos à base de queratina e colágeno também são bem-vindos para garantir um cabelo mais sedoso e cheio de movimento. E não para por aí.

O brilho extra e a hidratação profunda também podem ser conquistados com o protocolo de umectação, que é um método de revitalização composto por óleos capilares e aplicado da raiz às pontas. Mas atenção! Ficar com o produto na cabeça pode acarretar em fios oleosos. Lave bem para não acumular resíduos e prefira água fria. A temperatura quente causa aquele aspecto opaco. Faça, pelo menos, uma vez ao mês.

Morenas iluminadas

Outra tendência em alta é a da morena iluminada. Dá para renovar o look com variadas técnicas de mechas sem provocar fortes contrastes, como os visuais da apresentadora Fátima Bernardes e da atriz Dira Paes, que dá vida à Janaína, em "Verão 90". Antes de começar a transformação, saiba que o tom preto só clareia até três tons.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fátima Bernardes (@fatimabernardes) em


A dica é contar com técnicas de harmonização. Normalmente, as tonalidades mais quentes, como chocolate, cobre, mel e tons amadeirados são os mais aconselháveis para um resultado com nuances naturais para combinar com o fundo do cabelo e o tom da pele. Também é possível escolher entre babylights, mechas fininhas com efeito discreto, o degradê habitual do ombré hair e o hair contour, deixando só a parte da frente mais iluminada para dar leveza ao rosto. E o mais vantajoso: ter um intervalo maior entre os retoques.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dira Paes (@dirapaesreal) em

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra