Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Transição capilar: 5 dicas para tornar o processo mais fácil e tranquilo

Rodrigo Cintra

23/07/2019 05h00

Cortar o cabelo curtinho, o big chop, faz parte do processo de transição capilar (Foto: iStock)

Movimento, saúde e beleza natural. Esse é o combo desejado pelas mulheres para exibir um cabelo perfeito. E justamente por isso, a transição capilar anda tão em alta. Celebridades, como as cantoras Iza e Ludmilla e as atrizes Giovana Cordeiro, Kéfera e Taís Araújo são inspirações e exemplos de quem sentiu no próprio fio, as dificuldades e prazeres desse momento de mudança.

Para entender melhor essa transformação, precisa ficar claro que a transição capilar é o processo para abandonar toda a química e deixar o cabelo natural dar as caras. Hora de abrir mão de procedimentos, como relaxamento, progressiva, botox e até mesmo o hábito de fazer escova diariamente. Ter paciência extrema é a primeira e talvez a mais importante regra a ser seguida. Não há como determinar o tempo de duração da transição: ela acontecerá no período necessário para a adaptação da textura original.

Veja também

Muita gente desiste do processo por conta das dificuldades em persistir na transição capilar. O início é o mais complicado, por ter que driblar o incômodo de um cabelo com duas texturas, metade lisa, metade cacheada ou crespa. Mas se você está decidida a resgatar o seu cabelo natural, leia as cinco dicas a seguir e prepare-se para adotar uma nova rotina de cuidados sem perder o foco no meio do caminho.

1. Tenha a tesoura como aliada

Quem não tem medo de uma transformação radical pode recorrer à técnica big chop. Trata-se de um corte para remover de vez toda a parte alisada. Isso significa ter que encarar uma nova imagem e, na maioria das vezes, um estilo bem curtinho. Mas, na dúvida, e até para você ir se acostumando de forma gradativa, corte os fios aos poucos. Vá ao salão uma vez a cada dois meses: não dê um intervalo muito grande para não desistir.

2. Mantenha o cabelo hidratado

Por causa da química, os fios ficam muito frágeis e podem apresentar alterações por conta do processo. O ideal é investir em protocolos que ajudem no controle do volume, frizz e ainda preserve a saúde dos cabelos.

Uma sugestão é seguir um cronograma capilar. A hidratação é recomendada para repor a água do fio, mantendo-o macio e maleável. A nutrição é excelente para eliminar o aspecto opaco e ressecado e ainda devolver a oleosidade e os lipídios do cabelo da raiz as pontas. Já a reconstrução traz força e ajuda na reposição da massa e queratina. Aplique o cronograma em quatro semanas. Na primeira, faça um tratamento de cada. Na segunda, intercale um protocolo de nutrição, uma hidratação e mais uma nutrição. Na terceira, repita o mesmo processo da primeira e finalize a última semana com hidratação, nutrição e hidratação.

3. Descubra penteados e finalizações diferentes

Inove o look. Escolha acessórios que tenham a ver com o seu estilo, aposte em diversos penteados, finalizações e arrase na produção para evitar a ansiedade pela espera. Conte com o poder do leave-in nos fios que estão nascendo e sofrem a influência de químicas anteriores, o que resulta em um cabelo sem forma.

4. Invista no difusor

Já que você não será mais refém dos fios escorridos, pode aposentar de vez a prancha. Mas o seu cabelo vai querer fazer amizade com o difusor, que deixa os cachos sempre muito bonitos e definidos. O formato arredondado com dentes e furos distribui melhor o ar, minimizando o frizz, além de colaborar para a formação de ondas. Para usar, é simples: aproxime o aparelho dos fios, apertando de baixo para cima com movimentos delicados. Ao final, tire o difusor da boca do secador e jogue um jato frio na direção do couro cabeludo para resfriar os fios e garantir aquele volume extra bem bacana na raiz.

5. Desembarace sem quebrar

A região onde acaba o alisamento e começa a textura natural merece atenção toda especial. A dica é pentear os fios ainda molhados, pois quando secos, eles tendem a evidenciar maior esse contraste. Opte por um pente de dentes largos e inicie pelas pontas e suba aos poucos sem forçar para não arrebentar o fio.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra