Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Pode frizz, produção? SPFW mostra que naturalidade e textura são nova ordem

Universa

22/10/2019 04h00

Não dá para negar que nas passarelas, vale tudo. Já foi a época em que os looks capilares exibidos nas semanas de moda tinham um efeito único para o show bizz. E a edição 48 do evento fashion mais importante do país, a SPFW –que aconteceu de 13 a 18 de outubro, no Parque Ibirapuera-, transbordou estilo e autenticidade. Os tempos atuais são para quem não tem medo de ousar e a liberdade é o acessório principal.

Não tem certo ou errado, as tendências estão aí para serem copiadas e favorecem todos os estilos. As marcas abusaram da criatividade e mostraram suas apostas para o inverno 2020. Para as antenadas, a diversidade capilar reina absoluta e pode ser reproduzida agora. Em 3, 2, 1, você fica por dentro dos principais insights de quem entende do assunto. Tá na mão!

Desfile de Lilly Sarti com cabelos naturais na SPFW

1. Naturalidade é ordem

As grifes Modem e Lilly Sarti investiram na beleza natural. O que isso significa? Mais de um padrão atravessou o catwalk. Teve cabelo liso, ondulado, crespo, estilo chanel, longo, raspado, variados tipos de franja, fios retos e repartidos ao meio. Isso prova que o que está na moda é aquilo que mais combina com o estilo de cada um. Bota pra jogo aquele look que te deixa feliz na frente do espelho! Uma dica é conversar com o seu cabeleireiro para descobrir qual corte pode ressaltar melhor os seus traços. Naturalidade é respeitar o tipo e textura do fio. Aí, é só eleger um corte bacana e desfilar aquele look para chamar de seu.

Desfile da grife PatBo na SPFW

2. Volume para dar e vender

Foi exatamente isso que as marcas Isaac Silva e Patbo mostraram em seus respectivos espetáculos de moda. O volume segue nas próximas temporadas e promete fazer a cabeça das mais fashionistas. Os finalizadores, como spray e mousse de volume nunca estiveram tão em alta. Para as donas de fios cacheados, o difusor faz toda a diferença na hora de secar. E as mulheres com fios crespos, devem caprichar no uso do pente para eriçar os fios na raiz para dar aquele efeito power.

Modelos desfilam coleção da Bobstore na SPFW

3. Pode frizz, produção? Sim, e dá-lhe textura

Absolutamente sim. E a Bobstore deu um show em acabamento. Inspirado nas bruxas (bem moderninhas), a marca elegeu um penteado pra lá de despojado. O efeito texturizado foi quem ditou todo o estilo. Com o auxílio de grampos, os fios com aparência "frisada" ganharam não só a atenção, como devem aparecer na moda street style já já. Para compor o penteado, parte do cabelo é deixado liso – até a altura da sobrancelha – e o restante recebe o efeito texturizado. Existe no mercado o frisador, uma espécie de prancha com dentes, que reproduz esse efeito. Para quem gosta de mudar o visual, vale experimentar essa sugestão.

Penteado dividido ao meio em desfile da Glória Coelho na SPFW

4. Marcação em todas as direções

A raiz marcada é um dos looks mais elegantes e adotados nos principais eventos e red carpets. E por isso, é claro, não ficaria de fora da maior festa fashion do país. Fabiana Milazzo aderiu à marcação em seu desfile e Gloria Coelho provou que a tendência combina em todos os tipos de risca, seja ela central, lateral ou diagonal. Basta ter um pente fino para fazer a risca e optar por fios naturais ou molhados.

Desfile de João Pimenta na SPFW

5. Glossy é chic

E falando em molhado, os fios com efeito wet também sobrevivem a inúmeras temporadas de moda. Os desfiles de João Pimenta e Lino Villaventura exibiram o visual queridinho das celebrities. Simples e prático, para chegar a esse resultado, é preciso apenas ter em mãos gel ou pomada de efeito glossy e um pente fino para puxar os fios para trás. Aqui, a sofisticação anda de mãos dadas com o clássico, ao aplicar o efeito em penteados convencionais, como o coque e o rabo de cavalo.

Modelo desfila para a grife Apartamento 03

6. Trançado repaginado não pode faltar

Impossível não se encantar pelos fios trançados das modelos da grife Apartamento 03. Nesse caso, as tranças dominaram todo o look. Para isso, o cabelo foi dividido em mechas e ganhou o desenho do início da testa até o final de todo o comprimento. Com certeza, dá um toque muito especial até na produção mais basiquinha.

Leia também:
Sofre com cabelos finos? Veja cinco dicas que vão facilitar sua vida
Quando cortar o cabelo? Veja a frequência ideal para cada tipo de corte
"Bom Sucesso": inspire-se nos cabelos das personagens da novela das 7

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra