Rodrigo Cintra http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já! Tue, 15 Oct 2019 07:00:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Coque bagunçado: o queridinho de tops como Kendall Jenner e Gigi Hadid http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/15/coque-baguncado-o-queridinho-de-tops-como-kendall-jenner-e-gigi-hadid/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/15/coque-baguncado-o-queridinho-de-tops-como-kendall-jenner-e-gigi-hadid/#respond Tue, 15 Oct 2019 07:00:10 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1570 Presença quase constante em desfiles de moda ou na beleza das famosas, seja para premiações importantes, festas de gala ou no dia a dia, o coque pode surgir em diversas versões. Mas não dá pra negar que aquele formato mais displicente e bagunçadinho, com os fios desarrumados, segue firme e forte como tendência, além de ser muito mais descolado e fácil de fazer. Tudo o que você precisa é de um elástico e alguns grampos, e a ideia aqui é não usar spray, para que os fios não fiquem tão polidos.

Para fazê-lo, é muito simples, e a primeira parte é prender os cabelos em um rabo de cavalo com as mãos e penteá-los para trás, com os dedos abertos, de forma bem irregular. A altura do coque vai depender muito do seu gosto.

No desfile da temporada Inverno 2019 da Chanel, durante a Paris Fashion Week, por exemplo, tops como Gigi Hadid surgiram na passarela com o penteado bem no alto da cabeça. No entanto, para quem tem o rosto alongado, eu recomendo não prender muito para cima, porque projeta uma imagem muito alongada no cabelo.

Depois de decidir a altura, outro ponto importante é não deixar o elástico à mostra, já que isso não dá um efeito tão refinado. Pegue uma mecha do seu rabo de cavalo e enrole em cima do elástico, prendendo com um grampo. Assim, o acabamento do coque vai ficar muito mais bonito.

Você também pode pegar todo o cabelo e fazer um coque mais “clássico”, torcendo e deixando o cabelo bem messy; ou, como uma segunda opção, que eu acho bem mais interessante, fazer várias mechas a partir desse rabo de cavalo, torcer, segurar a pontinha de cada uma delas e dar uma desfiada, prendendo com o grampo, sem muita precisão. Você fica linda e conquista um penteado bacana!

Inspire-se nos coques das tops:

Gigi Hadid desfila para a Fendi em Milão: (Foto: Marco Bertorello/AFP)

Gigi Hadid

Ela costuma desfilar por aí com suas madeixas no melhor estilo garota de praia, com fios loiros, longos, volumosos e, muitas vezes, com coques incríveis. Seu corte tem uma base inicial reta, um repicado na frente e fios desconectados, o que garante um visual leve e torna possível construir aquele coque bem despretensioso, com fios soltos e displicentes, que é a cara dela!

 

Ver essa foto no Instagram

 

luka said hot mess

Uma publicação compartilhada por Kendall (@kendalljenner) em

Kendall Jenner

A bela, que não costuma fazer transformações muito radicais nas madeixas como suas irmãs Kylie Jenner e Kim Kardashian, surpreendeu os fãs no início do ano ao cortar os fios na altura dos ombros, com uma franja desfiada. Isso mostra que, mesmo quem não tem os cabelos tão longos, consegue fazer o coque messy e ficar maravilhosa, né? Kendall adora usar o penteado com o cabelo repartido ao meio, deixando a risca do couro cabeludo bem aparente.

Alessandra Ambrosio

Brasileira radicada nos Estados Unidos, ela é dona de fios superiluminados, alternando o comprimento entre a altura dos ombros ou abaixo dos seios. Alessandra é adepta do coque messy bem baixo para ocasiões especiais, formato que deixa a mulher muito mais glamourosa e elegante.

Karlie Kloss

Com os cabelos na altura do queixo, a americana sabe como usar o coque a seu favor e, assim como as amigas de passarela, investe no penteado em seus vários formatos. Quando opta pelo displicente, costuma deixar alguns fios da franja soltos na parte da frente e um leve volume em cima da cabeça.

Leia mais:

Quer cabelo com personalidade? Veja que tipo de corte mais combina com você

Baby hair: 5 dicas para domar os cabelinhos novos no contorno do rosto

Meu Cabelo Tem História: Nicole Make ensina coque prático para dia e noite

Nicole Make ensina coque prático para dia e noite

]]>
0
Há vários jeitos de hidratar o cabelo; você sabe o que é melhor para o seu? http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/08/ha-varios-jeitos-de-hidratar-o-cabelo-voce-sabe-o-que-e-melhor-para-o-seu/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/08/ha-varios-jeitos-de-hidratar-o-cabelo-voce-sabe-o-que-e-melhor-para-o-seu/#respond Tue, 08 Oct 2019 07:00:07 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1563

Foto: iStock

Tão importante quanto um bom corte e a cor ideal, a hidratação é parte fundamental dos cuidados com os cabelos: é ela quem vai dar aos fios um aspecto saudável, sedoso e brilhante! Cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente, tanto no uso dos produtos hidratantes, quanto na periodicidade do procedimento. Por isso, veja, abaixo, qual é a mais indicada para as suas madeixas!

1. Cabelos oleosos
O grande receio de quem tem esse tipo de cabelo é que a hidratação deixe o visual com um aspecto pesado. Por isso, muitas mulheres acabam abrindo mão do procedimento, o que é um erro, já que hidratar nada mais é do que repor a água dos fios, deixando-os mais maleáveis e macios.

O segredo é investir em uma máscara ou ampola com textura ultraleve e apostar em produtos que deixem os cabelos soltos e com movimento. Como a oleosidade é intensa na área do couro cabeludo, na hora de hidratar, evite a região da raiz, para não contribuir com a produção de sebo e caspa, e invista no comprimento e nas pontas.

Alguns tipos de óleo, ao contrário do que muitos pensam, também podem ser aplicados em cabelos oleosos, como os de coco e melaleuca, que impedem que a água seja perdida na hidratação e ajudam a fechar as escamas da fibra capilar. O mais indicado é fazer a hidratação a cada 15 dias.

2. Cabelos secos
Se os seus fios são mais opacos, tem uma textura áspera e muito frizz, o ideal é começar prestando atenção na lavagem: opte por um xampu sem sal e lave somente de duas a três vezes por semana, com água fria. Na hora da hidratação propriamente dita, escolha produtos que tenham em sua composição a queratina hidrolisada, ceramidas, silicone ou colágeno; eles ajudam a recuperar os nutrientes dos fios.

Faça o procedimento da raiz até as pontas, por inteiro. Depois, repita a aplicação, mecha por mecha. Um ótimo aliado dos cabelos secos são os finalizadores, como o sérum, silicone ou leave-in, que ajudam a blindar os fios, reduzindo o volume e reparando a estrutura interna da fibra capilar.

E atenção: não confunda cabelos ressecados com os do tipo seco; este último é determinado por uma característica hereditária, tendo a produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

3. Cabelos mistos
A raiz oleosa e as pontas secas podem dar um certo trabalho na hora de fazer a hidratação, mas o passo inicial é não abrir mão do condicionador, item fundamental para deixar todo o comprimento bem nutrido.

O uso da máscara também é uma ótima pedida, mas ela precisa ser do tipo que não pesa no couro cabeludo, como aquelas sem silicone na fórmula. Dependendo do quanto as pontas estiverem ressecadas, você pode aplicar óleo de coco nelas ou, então, produto com óleos vegetais 100% puros, ricos em vitaminas. Ainda sobre as pontas: no pós-banho, aplique um leave-in, caso sinta a necessidade.

4. Cabelos normais
Podemos dizer que é o tipo de cabelo “ideal”, já que apresenta pouca oleosidade na raiz, a qualidade do fio varia de normal até levemente seco e tem características mais equilibradas do que os outros. No entanto, isso não significa que você pode descuidar deles. O ideal é lavá-los dia sim, dia não, e usar ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os deixam maleáveis e sedosos mais rapidamente. Caso opte pela máscara, aplique-a no lugar do condicionador, e escolha apenas as versões hidratantes, já que as nutritivas e reconstrutoras podem pesar demais e deixar os fios com o aspecto engordurado.

5. Cabelos com química
Os fios possuem 80% de queratina, proteína que garante força, elasticidade e resistência às fibras capilares. Quando a mulher faz coloração frequentemente, essa proteína é perdida durante o processo, por isso, é essencial usar produtos hidratantes que contenham queratinas e minerais, ajudando na reconstrução desses fios e devolvendo o brilho e maciez.

Esse tipo de cabelo precisa de nutrição e reconstrução com mais frequência, por isso, o ideal é fazer três hidratações semanais e uma cauterização uma vez por mês. O condicionador também é um grande aliado, já que sela as cutículas e garante que os nutrientes fiquem depositados nos fios por mais tempo. Ah, e vale lembrar que no verão esses cuidados precisam ser redobrados, já que a exposição ao sol, mar e piscina podem deixar os cabelos com química ainda mais ressecados.

6. Cabelos descoloridos
Esse é o tipo de cabelo que mais necessita de hidratação, já que os fios estão 100% desprotegidos: totalmente sem pigmento e com as escamas abertas, propícios a quebra, ressecamento e agressões naturais, vindas da ação do sol e do vento. O pó descolorante e a água oxigenada são as substâncias mais agressivas para os cabelos, já que removem também a queratina, proteína que promove a resistência e força dos fios.

Por isso, a palavra de ordem é uma só: hidratar, hidratar e hidratar! No salão, o ideal é fazer o procedimento a cada 15 dias, com produtos de uso profissional, que vão devolver a saúde dos fios.

Em casa, evite o uso de xampus com sulfato e os antireesíduos, que possuem ph muito alcalino, e use produtos específicos para cabelos descoloridos, que ajudam no processo sem manchar ou modificar a cor, como a queratina líquida. Ela pode ser aliada a uma máscara hidratante e aplicada após a lavagem.

 

Leia também:

Mirella Santos diz não usar condicionador e revela o seu segredo com xampu

Yanna Lavigne revela seus truques caseiros para cuidar dos cabelos

Transição capilar: Camila Farias conta como as tranças ajudaram no processo

]]>
0
Inspire-se em 6 famosas que usaram o cabelo para ter look jovial http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/01/inspire-se-em-6-famosas-que-usaram-o-cabelo-para-ter-look-jovial/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/10/01/inspire-se-em-6-famosas-que-usaram-o-cabelo-para-ter-look-jovial/#respond Tue, 01 Oct 2019 07:00:30 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1556 Costumo dizer que, a partir dos 40 anos, a mulher precisa ter um pouco mais de cuidado com relação ao comprimento dos cabelos. Não que seja uma regra, mas os fios mais curtos geralmente escondem as imperfeições nessa fase da vida, por meio das mais variadas formas e volumes, ajudando a dar verticalidade para a mulher. O corte de cabelo certo faz com que a gente direcione ou tire a atenção para certos detalhes do rosto ou pescoço, valorizando os traços e a estatura de cada pessoa.

Apesar disso, eu descarto a teoria de que mulheres mais velhas não podem usar cabelos compridos. Elas podem, desde que tenham alguns cuidados essenciais, como ter sempre os fios bem cortados ou repicados, pois esse é um tipo de corte que deixa o visual mais leve.

Veja também:

Se quiser cobrir os cabelos brancos e estar com a coloração em dia, é preciso mantê-lo hidratado, uma vez que a química faz com que os cabelos tendem a danificá-lo. Ah, e se você gostar de usar franja, pode apostar nela sem medo: tanto a reta quanto a diagonal são ótimas para dar aquele ar jovial.

E, claro, isso vale para todas as mulheres, inclusive as famosas. Veja, abaixo, seis delas que acertam no look e fazem do cabelo um aliado para um visual sempre moderno e jovem.

1. Flávia Alessandra

Aos 45 anos, a atriz já deixou os fios longos para trás há algum tempo – abrindo exceções para algumas personagens – e tem apostado no corte short bob, que é na altura do queixo. Quem tem bastante cabelo pode optar por deixar as pontas mais desfiadas, mesmo que a base seja reta, e quem tem os fios mais ralos ou muito lisos, devem escolher um corte linear. Aposte também em mousses ou leave-ins para deixá-lo com uma textura messy, fazendo com que o visual fique ainda mais moderninho.

View this post on Instagram

 

A post shared by Flávia Alessandra 🅰️+ (@flaviaalessandra) on

2. Eliana

A apresentadora de 45 anos nunca abandonou os fios loiros e lisos mas, nem por isso, deixou o visual ficar careta. Ela é adepta dos fios despojados e repicados com navalha, o que confere mais movimento e versatilidade, e sempre está com o loiro, sua marca registrada, impecável. Falando ainda da cor, Eliana tem mechas finas e espaçadas que descem da raiz até as pontas, o que preserva a cor do fundo e deixa o comprimento mais iluminado. Linda sempre!

View this post on Instagram

 

A post shared by Eliana Michaelichen (@eliana) on

3. Sandra Bullock

Podemos dizer que a atriz de 55 anos não é do tipo que sempre faz cortes ousados ou radicais. Apesar de apostar nos fios mais lisos e retos na maioria das vezes, ela sabe como usar o cabelo a seu favor por meio dos tipos de penteado, como um coque despretensioso, rabos de cavalo, ondas no estilo messy ou puxado para o lado. Quanto à cor, ela costuma abusar de mechas finas e mais claras, que iluminam e dão um efeito “queimado” aos fios.

View this post on Instagram

 

A post shared by Sandra Bullock (@sandrabullock_ig) on

4. Jennifer Aniston

Dona de um dos visuais mais copiados do mundo, principalmente por causa de sua personagem no icônico seriado Friends, a atriz de 50 anos costuma variar apenas o comprimento, que ora está na altura dos ombros, ora um pouco abaixo deles. Repicado e liso naturalmente, é o tipo de look que fica perfeito se usado em qualquer textura. E, nem precisa dizer que a atriz parece ter bem menos idade, né? Ah, e ela, inclusive, já afirmou que não pretende mudar a cor tão cedo. O loiro usado por ela há mais de 25 anos ressalta o seu rosto e os olhos azuis

View this post on Instagram

 

A post shared by jennifer aniston (@jennifer_aniston_the_official) on

5. Fátima Bernardes

Depois de muitos anos usando os fios curtinhos e escuros, na época em que trabalhava no jornalismo, a apresentadora do Programa Encontro, de 57 anos, aposta, há cerca de um ano, em um visual que a deixou bem mais jovem e moderna. Os cabelos estão um pouquinho abaixo dos ombros e também com mechas mais claras, que iluminaram o seu rosto e deram um visual mais solar e contemporâneo. O look, claro, reflete também a nova fase da vida pessoal de Fátima, que namora há quase dois anos o deputado Tulio Gadelha.

View this post on Instagram

 

A post shared by Fátima Bernardes (@fatimabernardes) on

6. Charlize Theron

Ela já teve os fios loiros, loiríssimos, castanhos, curtos, longos, lisos… se tem uma famosa que jamais hesita em mudar o visual, com certeza é a atriz de 44 anos. A bola da vez é um corte bastante moderno e com personalidade: curtinho assimétrico com as laterais raspadas e franja, inspirado na top model Linda Evangelista. A cor, agora, tem o fundo castanho e luzes em tom de bege. De tirar o fôlego!

View this post on Instagram

 

A post shared by Charlize Theron (@charlizeafrica) on

]]>
0
Quer cabelo com personalidade? Veja que tipo de corte mais combina com você http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/24/quer-cabelo-com-personalidade-veja-que-tipo-de-corte-mais-combina-com-voce/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/24/quer-cabelo-com-personalidade-veja-que-tipo-de-corte-mais-combina-com-voce/#respond Tue, 24 Sep 2019 07:00:02 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1547

A atriz Agatha Moreira Foto: Victor Pollak/TV Globo

Sabe qual a melhor maneira de identificar o estilo de uma pessoa? Além de analisar o jeito como ela se comporta, as roupas que usa ou as cores preferidas da sua make, o cabelo diz muito sobre quem ela é ou qual imagem quer passar.

Se o seu objetivo é transmitir sensualidade e feminilidade, então, os fios longos são ideais. Já os curtinhos transmitem a ideia de uma mulher forte, arrojada e despojada. Quando a cliente “se encontra” com o cabelo que escolheu, então, aquela imagem está de acordo com a personalidade daquele momento, e isso muda durante a vida. O ser humano evolui e sua imagem acompanha essa mudança interna.

O estilo do cabelo, corte, tonalidade, comprimento e a textura são muito mais do que a moldura do nosso rosto. Eles ajudam a exteriorizar a personalidade e a contar um pouco mais sobre cada um e o nosso estado de espírito. Por isso, tanta gente gosta de passar por uma transformação quando termina um relacionamento, muda de emprego, inicia uma nova etapa da vida etc.

Nesse momento, entra a técnica do visagismo: ela é importante para a criação de um look, levando em consideração não só os traços e formato do rosto como a personalidade.

Toda informação é relevante para chegar a uma imagem que passe exatamente a mensagem de quem você é. E as personagens de novela estão aí para provar! A caracterização é essencial para moldar diferentes conceitos, como a romântica, a fashionista, a ousada, a conservadora, entre outros. A partir dessas características tão pessoais é possível indicar um visual que tenha tudo a ver com a pessoa. A seguir, exemplos que ajudam a descrever perfis diferentes. Em qual você se encaixa?

Supercurto

As donas de fios extremamente curtos são bastante autoconfiantes, seguras e não se importam com o que os outros pensam sobre o seu visual. Também são práticas e não querem perder tanto tempo na frente do espelho ou se dedicando a inúmeros procedimentos. Mas, isso não quer dizer que não sejam femininas. Ícone, a cantora Elis Regina sempre chamou a atenção com o look joãozinho. Outra representante do estilo há um bom tempo é a apresentadora Xuxa Meneghel.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Curto

Há várias maneiras de valorizar o rosto e um pixie cut bem realizado tem essa missão. Além de versátil, imprime bem o estilo da mulher contemporânea que sabe usar a tendência e a feminilidade a seu favor. A personagem Thaíssa, vivida pela atriz Yasmin Gomlevsky na novela Bom Sucesso, é um bom exemplo, assim como a apresentadora Ana Furtado. No caso dela, a franja alongada dá o toque sensual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yasmin Gomlevsky (@yasmingomlevsky) em

Médio
A febre do momento fez as mais apaixonadas por fios longos se renderem a seus encantos. O cabelo médio ou o famoso long bob é sucesso absoluto entre as mulheres aqui e lá fora.

Possíveis de serem estilizados de muitas formas, caíram no gosto das moderninhas com vibe cool e até das mais clássicas. O acabamento é que vai dizer, já que um corte mais liso, sem efeito repicado, pode indicar alguém mais sério, mas que gosta de inovar.

Já as loucas pelo estilo messy, podrinho, representam as mais extrovertidas e antenadas. A lista de famosas que adora o estilo só cresce: Bruna Marquezine, Deborah Secco, a vilã Josiane, de Agatha Moreira, da trama A Dona do Pedaço, e, mais recentemente, a atriz Letícia Lima, que estará na próxima novela das 9, Amor de Mãe.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Agatha Moreira (@agathaamoreiraa) em

Longo

O cabelo longo ainda tem lugar cativo no coração e na cabeça das mulheres e está ligado à sensualidade, como o look de Grazi Massafera, Juliana Paes e Gisele Bündchen, que possui um dos visuais mais desejados.

Se os fios ganharem o efeito repicado, podem também sustentar um perfil mais rock n’roll, como os de Giovanna Antonelli, atualmente. Os longos também podem representar as românticas que adoram prender as madeixas em penteados semipresos e com tranças.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Antonelli (@giovannaantonelli) em

Longuíssimo

Costuma ser adotado por perfis mais conservadores, que não gostam muito de mudanças. Mas não é uma regra! Já que há mulheres modernas que realmente gostam de manter madeixas longas e bem cuidadas, como as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kim Kardashian West (@kimkardashian) em

Leia também:
Sofre com cabelos finos? Veja cinco dicas que vão facilitar sua vida
Quando cortar o cabelo? Veja a frequência ideal para cada tipo de corte
“Bom Sucesso”: inspire-se nos cabelos das personagens da novela das 7

Pontas desfiadas e repicadas

O desfiado está em alta e acompanha o look de mulheres versáteis, que adoram realçar o natural e gostam de movimento. Giovanna Ewbank assume o estilo antenada com cabelo totalmente despojado.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) em

Corte reto

Nunca sai de moda, e apesar de estar sempre ganhando atualizações, o chanel longo ou curto tem um ar mais elegante, de mulher sofisticada, como o visual da editora da Vogue americana Anna Wintour. Seu look já é uma marca registrada. Já aqui no Brasil, a atriz e cantora Cleo também adotou os fios com corte reto.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Will Not B Defined (@cleo) em

Franja lateral longa e desfiada

Jennifer Aniston exemplifica a mulher independente, forte e ao mesmo tempo sexy com esse look atemporal. Muitas delas recorrem ao poder da franja para suavizar o visual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por jennifer aniston (@jennifer_aniston_the_official) em

Com franjinha reta

As franjas mais curtinhas representam bem os perfis mais angelicais, românticos e descolados, como os da personagem Sarah, interpretada pela atriz Verônica Debom, na novela Órfãos da Terra. Já as retas na altura da sobrancelha traduzem a personalidade das modernas, despojadas e principalmente fashionistas, como a cantora Taylor Swift.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Veronica Debom (@veronicadebom) em

E aí, o que o seu cabelo diz sobre você?

]]>
0
Pontas duplas têm salvação? Veja 5 dicas para salvar o seu cabelo http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/17/pontas-duplas-tem-salvacao-5-dicas-para-trata-las/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/17/pontas-duplas-tem-salvacao-5-dicas-para-trata-las/#respond Tue, 17 Sep 2019 07:00:58 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1539 17

Além de darem um aspecto de cabelo desleixado, as pontas duplas mostram que a saúde dele não vai bem: elas são o reflexo da desidratação dos fios. Os cabelos são divididos em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, camada externa, composta de escamas que se sobrepõem. Os fios saudáveis têm essas escamas unidas por dentro, com a proteína ceramida, e por fora, com a gordura. Quando essas escamas estão abertas, e, consequentemente, ressecadas, o fio fica sensível e mais propenso a rompimentos. É daí que sugem as pontas duplas.

Elas podem surgir por vários motivos: desgaste natural dos fios, uso constante do secador, chapinha e babyliss, além de outros fatores como escovação errada, lavagem, exposição ao sol e até a poluição, que enfraquece a camada protetora dos fios. O cabelo seco é um dos mais propensos a ter pontas duplas, já que é o tipo que precisa de mais hidratação para não ficar mais ressecado. Veja cinco dicas para evitar esse problema.

1 – Evite secador e chapinha

É preciso diminuir o uso do secador, chapinha e babyliss. Outra dica importante é jamais prender os fios quando eles estiverem molhados. E nada de tentar resolver o problema em casa, usando uma tesoura para tirar somente as pontas duplas: isso vai acabar com o seu corte. A prevenção inclui ainda cortar os fios regularmente, hidratar semanalmente com uma máscara nutritiva, investir em filtro solar, para proteger os cabelos, e usar produtos à base de queratina. Além, é claro, de usar produtos protetores antes de fazer químicas e descolorações, já que esses procedimentos danificam a estrutura do fio.

2 – Invista na hidratação

Existem várias formas de tratamento. Em casa, aposte no leave-in, óleos e silicones, que minimizam o efeito de pontas duplas até a próxima lavagem. Outra opção são as máscaras de hidratação, que podem ser daquelas em que o tempo de pausa é de três minutos, ou, então, as que são indicadas para uso noturno. Nesse caso, como são feitas em casa, o ideal é que seja uma vez por semana. Investir em hidratação no salão, a cada 15 dias, também é fundamental, já que só profissionais conseguem ter acesso a um mix de nutrientes para fortalecer os fios. Ah, e a cauterização é uma boa dica para ajudar a reestrutura o fio, minimizando o aspecto das pontas duplas.

3 – Existe técnica para secar

Se for inevitável o uso do secador, aplique sempre um protetor térmico antes do uso da ferramenta. O ideal é pentear os fios, para não correr o risco de quebrá-los, separá-los em mechas e depois começar a secar. Lembre-se de deixar o secador a uma distância de 15 a 20 centímetros do cabelo. No caso da chapinha, também é necessário passar o protetor térmico antes do uso e, preferencialmente, deslizar o aparelho bem rápido pelos fios. Isso evita com que eles fiquem mais danificados.

4 – Corte regularmente

Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas, o indicado, geralmente, é cortar a cada dois meses; tem gente que tem o cabelo mais saudável e o corte pode ser renovado de três em três meses. Evite cortar com a navalha, pois ela ajuda a aumentar as pontas duplas.

5 – Aplique óleo de argan no cabelo antes de dormir

Existem produtos específicos para serem aplicados antes de dormir e que ajudam a regenerar a fibra dos cabelos. Um deles é o óleo de argan. Coloque algumas gotas na palma da mão, esfregue uma na outra e aplique nos cabelos, da metade para a raiz, espalhando bem.

]]>
0
Sofre com cabelos finos? Veja cinco dicas que vão facilitar sua vida http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/10/se-voce-tem-os-cabelos-finos-confira-cinco-dicas-que-vao-mudar-a-sua-vida/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/10/se-voce-tem-os-cabelos-finos-confira-cinco-dicas-que-vao-mudar-a-sua-vida/#respond Tue, 10 Sep 2019 07:00:49 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1532

Mais frágil, delicado e com maior probabilidade de embaraçar ou quebrar, o cabelo fino requer alguns cuidados essenciais na rotina. Se essa característica dos fios é genética, e não fruto de distúrbios hormonais ou falta de proteínas e nutrientes em seu organismo, saiba que não é difícil fazer com que eles fiquem bonitos, saudáveis e ganhem volume extra. Quer saber como? É só seguir as cinco dicas a seguir.

1. Faça a lavagem adequada

A primeiro e principal dica está na hora de lavar: o segredo é optar por um xampu leve, que geralmente é transparente, e o uso de pouco condicionador, somente nas pontas. Se ele for oleoso, é recomendado finalizar a lavagem com um jato de água fria.

2. Tenha um bom corte e use o secador corretamente

Um bom corte, com as pontas bem aparadas, também valoriza bastante quem tem os fios fininhos. É adepta do secador? Então saiba que a maneira como você utiliza o aparelho também influencia na hora de deixar o cabelo mais encorpado. Um truque é não direcioná-lo na raiz e, para que ele fique mais estruturado, use um produto que encorpe os fios, secando-os de cabeça para baixo; isso vai dar mais movimento!

3. Penteie das pontas até a raiz

Se você tiver acabado de lavar o cabelo e quiser deixar secar naturalmente, comece a desembaraçá-lo ainda úmido: use um pente com cerdas bem resistentes, sem aquelas bolinhas de borracha nas extremidades, que podem fazer com que os fios arrebentem, e comece o processo pelas pontas. Aos poucos e com cuidado, vá subindo até a raiz.

4. Invista no babyliss

Fazer ondas com o babyliss faz com que os cabelos pareçam mais volumosos e dão aquele ar poderoso! Mas vale lembrar que, por se romperem com mais facilidade, quando você fizer o uso de qualquer ferramenta que esquente muito, como a chapinha ou o próprio babyliss, é necessário utilizar uma proteção térmica adequada. Outro truque rápido e fácil é usar um aplique de megahair de tic-tac com cabelos naturais.

5. Cuidado na hora dos procedimentos químicos

Um problema frequente de quem tem cabelos ralos ou finos é na hora de fazer procedimentos químicos, principalmente para aquelas que querem ficar loiras. As mulheres que não tem os fios naturalmente claros passam por vários processos até chegar ao tom ideal, e isso acaba prejudicando ainda mais as madeixas. Por isso, é recomendado o o uso de produtos mais suaves, que preservam a integridade e a saúde desse tipo de cabelo. Atualmente, existe uma nova geração de produtos, como, por exemplo, o Blond Plex: ao ser incorporado ao pó descolorante e aplicado nos fios, ele age nas partículas internas, deixando-as mais íntegras e resultando em um clareamento sem agressões. Ele tem ainda a função “stop quebra” no pós-química, repondo os nutrientes perdidos, como a proteína e a queratina, e devolvendo a estabilidade de PH, tornando os cabelos mais resistentes.

]]>
0
4 dicas para seguir antes de aderir ao cabelo lavanda, a cor do momento http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/03/4-dicas-para-seguir-antes-de-aderir-ao-cabelo-lavanda-a-cor-do-momento/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/09/03/4-dicas-para-seguir-antes-de-aderir-ao-cabelo-lavanda-a-cor-do-momento/#respond Tue, 03 Sep 2019 07:00:23 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1523

Katy Perry durante a entrega do Grammy em 2015, na Califórnia (Foto: Getty Images)

Se você ama os fios coloridos, uma nova tendência chega para fazer sua cabeça: os cabelos lavanda. Já usada por celebridades como Katy Perry, Kelly Osbourne e Kylie Jenner, a cor é o tom da vez para a próxima estação, a primavera, que começa em 23 de setembro. Suas nuances, mais frias, escuras, claras ou metalizadas, combinam com todos os tipos de pele. No entanto, antes de aderir a alguma delas, veja as quatro dicas a seguir: elas vão te ajudar muito a decidir se você deve ou não embarcar nessa onda!

Veja também:

1. Faça o teste de mecha

Ele é imprescindível, pois é assim que você vai saber se o seu cabelo aguenta a descoloração, processo necessário para alcançar qualquer tom colorido. Todo o processo pode ser feito no mesmo dia. A descoloração tem que acontecer de maneira uniforme, em um tom, pelo menos, de loiro claríssimo, e sem pigmentos dourados. Só então é feita a pigmentação até chegar ao tom lavanda escolhido.

2. Invista na manutenção frequente

É muito importante selar a cutícula do fio, logo após esse procedimento, para que ele recupere os nutrientes perdidos. E é bom sempre lembrar: descolorir é um processo que danifica demais os cabelos! Portanto, se você não é do tipo que curte fazer hidratação ou manutenção frequentes, pelo menos duas vezes por mês, pense bem antes de passar por essa mudança. É preciso ter isso em mente, já que, além do cabelo ficar bem ressecado, a cor desbota muito e exige uma tonalização constante, de 20 em 20 dias, para que não aconteça de algumas partes ficarem brancas.

3. Evite piscina e água do mar

Nem precisa dizer que a água da piscina e do mar também estão proibidas, né? O problema da piscina não é nem o cloro, mas sim o sulfato de cobre. A substância penetra na cutícula dos fios e cabelos coloridos e, se eles estiverem muito ressecados ou porosos, provavelmente o tom vai mudar. O mesmo acontece quando você entra no mar, já que a água salgada acelera a desidratação das madeixas, deixando-as opacas, ressecadas e com uma textura desagradável.

4. Use protetor solar nos fios

Outra dica muito importante é passar protetor solar todos os dias e não se expor muito ao sol, para não danificar os fios. De maneira geral, essas são as mesmas recomendações para quem tem o cabelo descolorido. Ah, e também é imprescindível usar um protetor térmico antes do secador, chapinha ou babyliss. Como os fios já vão estar bem frágeis, o indicado é não usar essas ferramentas todos os dias.

]]>
0
Quando cortar o cabelo? Veja a frequência ideal para cada tipo de corte http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/27/quando-cortar-o-cabelo-veja-a-frequencia-ideal-para-cada-tipo-de-corte/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/27/quando-cortar-o-cabelo-veja-a-frequencia-ideal-para-cada-tipo-de-corte/#respond Tue, 27 Aug 2019 08:00:55 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1500

A manutenção do corte é essencial para manter o cabelo bonito (Foto: iStock)

De nada adianta buscar as principais tendências capilares se os cuidados básicos são deixados de lado. Para exibir um cabelo bonito e saudável, vale colocar a preocupação com a frequência do corte entre os requisitos básicos. E esse lembrete deve ser adotado, principalmente, por quem adora fios longos e resiste até a eliminar as pontinhas.

O cabelo costuma crescer cerca de um centímetro por mês. E a maioria dos profissionais recomenda que a manutenção do corte seja feita, em média, uma vez a cada três meses, no máximo. E isso não tem a ver com a crença de que cortar os fios faz o cabelo crescer de forma mais rápida.

Veja também:

Ficar longe da tesoura por muito tempo vai evidenciar a aparição de pontas duplas e ressecamento, que podem piorar por conta de agentes externos como poluição, vento, radiação solar e o uso de secador, prancha, modelador de cachos e até o excesso de química nos fios. Tudo isso faz com que as cutículas se abram e deixem o cabelo com aspecto de malcuidado.

Apesar da regra geral dos três meses, o mais indicado é avaliar a textura e o tipo de corte para só então definir a data de retorno ao salão. Essas características influenciam bastante no resultado e ajudam a manter a durabilidade e a qualidade do look. Portanto, se você tem…

1. Fios curtos

Quem tem cabelo curto deve investir em uma manutenção com intervalos menores. Quem ainda optar pelo pixie precisa de atenção redobrada, pois mesmo os fios crescendo cerca de um milímetro ao dia, a ausência da tesoura vai definir um look mal estruturado. O ideal é visitar o cabeleireiro com a frequência de três a sete semanas para manter o visual atualizado.

2. Fios médios e longos

Quando o cabelo está bem cuidado, não entrega as pontas danificadas. Por isso, vale apostar frequentemente em tratamentos de nutrição, hidratação e revitalização. Assim, a ida ao salão pode ser feita a cada 60 dias. Se a ideia é deixar crescer, vá ao menos quatro vezes por ano para fazer a limpeza das pontas e dar uma renovada no look.

3. Fios cacheados e crespos

Deve fazer do corte uma ferramenta imprescindível para alcançar melhor definição dos cachos, assim como garantir volume e movimento. Mais uma vez, a hidratação deve estar em dia para que as idas ao salão aconteçam a cada três meses.

4. Fios danificados

O cabelo danificado por procedimentos químicos deve ter a tesoura como aliada para não sofrer com ressecamento e quebra. Garanta a visita ao salão uma vez por mês ou, no máximo, a cada dois meses. O profissional poderá dizer isso com mais propriedade após uma avaliação.

5. Franja

Os cortes devem ser constantes para não perder o estilo nem alinhamento, principalmente se a escolha for pelas baby bangs ou acima da sobrancelha. Portanto, a tesoura deve passar por ali a cada três semanas.

]]>
0
Quer ter o cabelo saudável e bonito como os das famosas? Siga estas dicas http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/20/quer-ter-o-cabelo-saudavel-e-bonito-como-os-das-famosas-siga-estas-dicas/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/20/quer-ter-o-cabelo-saudavel-e-bonito-como-os-das-famosas-siga-estas-dicas/#respond Tue, 20 Aug 2019 08:00:32 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1496 Uma das melhores sensações é olhar para o espelho e gostar daquilo que está refletido. E não é preciso encarar a tesoura ou pensar em uma mudança radical de corte ou cor para desfilar por aí aquele cabelo de novela, extremamente hidratado e saudável. Há quem pense que isso é privilégio das famosas ou requer um gasto dispendioso. Nada disso!

Dá para poupar e ainda ter fios bem tratados: basta identificar os probleminhas capilares mais comuns e se armar com os cuidados certeiros. Invista nestas sugestões:

Veja também:

1. Brilhoso e macio como o de Juliana Paes

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes. Actress. Brazil (@julianapaes) em


Esse resultado é alcançado com a aplicação frequente de máscaras. Por conta de inúmeros fatores, como o excesso de procedimentos químicos ou a influência de agentes externos (poluição, vento, sol) e até mesmo do suor, os fios podem ficar opacos e ressecados. Nada como uma injeção de ânimo capilar. Procure um profissional para indicar qual tipo de máscara é ideal para ajudar a restaurar o estado atual do seu cabelo. Ele ainda pode intercalar máscaras de nutrição, hidratação e reconstrução. Certeza que, depois de algumas doses, a maciez e o brilho estarão renovados.

2. Sem frizz e com movimento como o de Agatha Moreira

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Agatha Moreira (@agathaamoreiraa) em


Para evitar os fios arrepiados, vale controlar a umidade e fortalecer a fibra capilar com produtos ricos em óleos minerais e vegetais. O de avelã, por exemplo, é recomendado para impedir a perda de água do fio, enquanto o de baobá é hidratante e emoliente sem deixar o cabelo pesado. Use o secador nas duas temperaturas. Após o jato quente, mude para o frio. Isso impedirá levantar os fios e ainda colaborará para um cabelo mais brilhoso. Dica: na hora de secar, jogue os fios para baixo e depois ajeite apenas com os dedos para garantir o movimento natural.

3. Vibrante como o castanho de Isabelle Drummond

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isabelle Drummond (@yeuxpapillon) em


Mudar é sempre uma delícia. E nesta temporada as nuances de castanho chegaram para ficar. Essa tonalidade, que lembra o chocolate, é um hit da estação. Para manter a cor viva e evitar o desbotamento precoce, tenha em mãos produtos específicos para cabelo tingido — nada de lavar os fios com água muito quente –, e aposte no protetor térmico antes de usar secador, prancha ou babyliss. Na praia, também é ideal aplicar o filtro solar capilar. E, para complementar, converse com o seu cabeleireiro sobre utilizar uma máscara tonalizante, que tem ação reativadora da pigmentação com efeito hidratante.

4. Iluminado como o loiro fatal de Grazi Massafera

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Grazi Massafera (@massafera) em


O cabelo loiro exige cuidados extras. O número de hidratações deve aumentar. Tente fazer em casa uma vez por semana, ou ao menos, a cada 15 dias, mas visite o salão para um tratamento mais potencializado, uma vez ao mês. Compre produtos específicos para esse tipo de cabelo, como o xampu silver, que evita o tom amarelado. Se possível, evite fazer vários processos químicos ao mesmo tempo, como descoloração e alisamento, para não danificar o cabelo nem causar quebra.

5. Liso incrível como o de Paolla Oliveira

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paolla Oliveira (@paollaoliveirareal) em


O efeito escorrido no tom escuro parece deixar os fios ainda mais brilhosos, parecendo uma cobertura de verniz. É claro que um cabelo bem hidratado sempre vai ter essa imagem. Há no mercado produtos indicados para esse tipo de fio. Mas é possível conseguir esse resultado sem recorrer à progressiva — ou seja, sem correr o risco de agredir o cabelo. Basta lavar, secar e fazer escova depois de dividir o cabelo em mechas. Se quiser, acrescente a prancha. A divisão da raiz ao meio também intensifica o efeito de cabelo liso polido.

6. Com volume poderoso como o de Sheron Menezzes

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sheron Menezzes (@sheronmenezzes) em


Mantenha sempre à mão leave-in e produtos específicos para dar volume. Na hora de secar, o difusor é o melhor amigo para ajudar a dar volume e definição aos cachos. Você ainda pode alinhar os fios com um pente de dentes largos ou amassá-los com os dedos. Dica: polvilhe pomada em pó na raiz para garantir aquele black power impecável.

]]>
0
É normal cabelo cair durante gravidez? Saiba o que muda e que produto usar http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/13/cabelo-pos-parto-aprenda-a-driblar-os-incomodos-capilares-desse-periodo/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/13/cabelo-pos-parto-aprenda-a-driblar-os-incomodos-capilares-desse-periodo/#respond Tue, 13 Aug 2019 07:00:07 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1451

Queda de cabelo é uma das principais queixas de mulheres no período pós-parto (Foto: iStock)

Durante a gravidez e no período pós-parto, o cabelo pode sofrer algumas mudanças devido à carga hormonal, que afeta diretamente a saúde dos fios. Nada definitivo. Por isso, as futuras mamães não devem se preocupar. Normalmente, é um quadro temporário que requer apenas mais cuidados.

Outra questão durante a gestação é saber o que pode ou não ser usado nos fios para não prejudicar o desenvolvimento do bebê. Há quem não deixe de retocar a raiz ou pintar o cabelo nessa fase. O mais recomendado é conversar com o médico para validar qualquer procedimento e aguardar o fim dos primeiros três meses, principalmente para aplicação de descolorantes. Se quiser cobrir cabelos brancos, por exemplo, opte por tonalizantes. Luzes e reflexos estão liberados, contanto que não haja contato com o couro cabeludo.

Veja também

Esqueça tratamentos à base de amônia, anilina e chumbo, já que essas substâncias nocivas podem ser absorvidas pelo corpo, segundo os médicos, ao entrar em contato com o couro cabeludo, chegando à corrente sanguínea e à placenta. Isso vale também para os alisamentos, que trazem formol, responsável por mudar a estrutura da fibra capilar e considerado química agressiva. Quem gosta de fios lisos terá de adotar a escova e a prancha.

O ideal é apostar em produtos não tóxicos, como adstringentes para cabelos oleosos, máscaras anti-frizz e pós-enxágue (leave-in). Uma boa pedida é recorrer a protocolos suaves com composição natural e orgânica. Pode usar e abusar de ativos, como óleo vegetal de coco, aveia e manteiga de karité.

E assim que o bebê nascer, muitas mamães ainda precisarão lidar com alguns fortes incômodos capilares. A adoção de boas práticas e dos produtos certos podem ajudar a passar por esse período até a regularização dos hormônios. Vem aprender como driblar cada um deles.

Queda

Uma das maiores reclamações, a queda dos fios costuma aparecer logo no período inicial da amamentação e tem o nome de eflúvio telógeno pós-parto. É uma inflamação aguda dos folículos capilares, por conta do aumento da quantidade de hormônios femininos, como a progesterona e o estrógeno. O médico deverá avaliar e sugerir o melhor tratamento, como o uso de suplementos alimentares ou remédios anti-inflamatórios. Há alguns outros métodos, como o laser de baixa energia para reduzir a liberação de moléculas que provocam a inflamação. Mas quem deve indicar é o seu médico, converse com ele.

A prevenção também é uma boa saída. Isso significa dobrar a atenção nos nove meses de gestação. Evite a temperatura muito quente do secador e diminua o uso da prancha. Não prenda muito o cabelo para não estimular a quebra e a queda. No pós-parto, muitas mamães vivem com os fios presos para facilitar inúmeras atividades. Talvez seja o momento de pensar em adotar um corte mais prático.

Afinamento

Trata-se da diminuição da espessura do fio, que vai ficando mais frágil e sem brilho. Acontece devido a mudanças hormonais, uso de medicamentos, estresse, má alimentação e até como resultado de procedimentos químicos. Para reverter o quadro de afinamento capilar, é preciso estimular, nutrir e oxigenar o couro cabeludo.

Xampu de limpeza profunda, condicionador para revitalizar e tônico com antioxidantes para agir de forma estimulante poderão ajudar. O mercado também disponibiliza produtos que agem especificamente no couro cabeludo e nas áreas internas e externas do fio para promover mais volume, deixar o cabelo denso, encorpado e ao mesmo tempo fortalecido. Mas, antes, consulte seu médico.

Oleosidade

As alterações hormonais ajudam a aumentar o estímulo das glândulas sebáceas do couro cabeludo produzindo maior quantidade de óleo. Para uso diário, é necessário dar preferência para xampu e condicionador que combatam a oleosidade. Tenha em mãos um pré-xampu.

A temperatura excessivamente quente do secador também estimula mais oleosidade. Então, opte pela temperatura morna e finalize com um jato de ar frio. E para driblar os fios arrepiados e dar brilho, capriche no óleo para acabamento e no cronograma capilar — hidratação, nutrição e reconstrução — para o cabelo estar sempre saudável.

]]>
0