Rodrigo Cintra http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já! Tue, 20 Aug 2019 08:00:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Quer ter o cabelo saudável e bonito como os das famosas? Siga estas dicas http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/20/quer-ter-o-cabelo-saudavel-e-bonito-como-os-das-famosas-siga-estas-dicas/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/20/quer-ter-o-cabelo-saudavel-e-bonito-como-os-das-famosas-siga-estas-dicas/#respond Tue, 20 Aug 2019 08:00:32 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1496 Uma das melhores sensações é olhar para o espelho e gostar daquilo que está refletido. E não é preciso encarar a tesoura ou pensar em uma mudança radical de corte ou cor para desfilar por aí aquele cabelo de novela, extremamente hidratado e saudável. Há quem pense que isso é privilégio das famosas ou requer um gasto dispendioso. Nada disso!

Dá para poupar e ainda ter fios bem tratados: basta identificar os probleminhas capilares mais comuns e se armar com os cuidados certeiros. Invista nestas sugestões:

Veja também:

1. Brilhoso e macio como o de Juliana Paes

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes. Actress. Brazil (@julianapaes) em


Esse resultado é alcançado com a aplicação frequente de máscaras. Por conta de inúmeros fatores, como o excesso de procedimentos químicos ou a influência de agentes externos (poluição, vento, sol) e até mesmo do suor, os fios podem ficar opacos e ressecados. Nada como uma injeção de ânimo capilar. Procure um profissional para indicar qual tipo de máscara é ideal para ajudar a restaurar o estado atual do seu cabelo. Ele ainda pode intercalar máscaras de nutrição, hidratação e reconstrução. Certeza que, depois de algumas doses, a maciez e o brilho estarão renovados.

2. Sem frizz e com movimento como o de Agatha Moreira

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Agatha Moreira (@agathaamoreiraa) em


Para evitar os fios arrepiados, vale controlar a umidade e fortalecer a fibra capilar com produtos ricos em óleos minerais e vegetais. O de avelã, por exemplo, é recomendado para impedir a perda de água do fio, enquanto o de baobá é hidratante e emoliente sem deixar o cabelo pesado. Use o secador nas duas temperaturas. Após o jato quente, mude para o frio. Isso impedirá levantar os fios e ainda colaborará para um cabelo mais brilhoso. Dica: na hora de secar, jogue os fios para baixo e depois ajeite apenas com os dedos para garantir o movimento natural.

3. Vibrante como o castanho de Isabelle Drummond

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isabelle Drummond (@yeuxpapillon) em


Mudar é sempre uma delícia. E nesta temporada as nuances de castanho chegaram para ficar. Essa tonalidade, que lembra o chocolate, é um hit da estação. Para manter a cor viva e evitar o desbotamento precoce, tenha em mãos produtos específicos para cabelo tingido — nada de lavar os fios com água muito quente –, e aposte no protetor térmico antes de usar secador, prancha ou babyliss. Na praia, também é ideal aplicar o filtro solar capilar. E, para complementar, converse com o seu cabeleireiro sobre utilizar uma máscara tonalizante, que tem ação reativadora da pigmentação com efeito hidratante.

4. Iluminado como o loiro fatal de Grazi Massafera

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Grazi Massafera (@massafera) em


O cabelo loiro exige cuidados extras. O número de hidratações deve aumentar. Tente fazer em casa uma vez por semana, ou ao menos, a cada 15 dias, mas visite o salão para um tratamento mais potencializado, uma vez ao mês. Compre produtos específicos para esse tipo de cabelo, como o xampu silver, que evita o tom amarelado. Se possível, evite fazer vários processos químicos ao mesmo tempo, como descoloração e alisamento, para não danificar o cabelo nem causar quebra.

5. Liso incrível como o de Paolla Oliveira

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paolla Oliveira (@paollaoliveirareal) em


O efeito escorrido no tom escuro parece deixar os fios ainda mais brilhosos, parecendo uma cobertura de verniz. É claro que um cabelo bem hidratado sempre vai ter essa imagem. Há no mercado produtos indicados para esse tipo de fio. Mas é possível conseguir esse resultado sem recorrer à progressiva — ou seja, sem correr o risco de agredir o cabelo. Basta lavar, secar e fazer escova depois de dividir o cabelo em mechas. Se quiser, acrescente a prancha. A divisão da raiz ao meio também intensifica o efeito de cabelo liso polido.

6. Com volume poderoso como o de Sheron Menezzes

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sheron Menezzes (@sheronmenezzes) em


Mantenha sempre à mão leave-in e produtos específicos para dar volume. Na hora de secar, o difusor é o melhor amigo para ajudar a dar volume e definição aos cachos. Você ainda pode alinhar os fios com um pente de dentes largos ou amassá-los com os dedos. Dica: polvilhe pomada em pó na raiz para garantir aquele black power impecável.

]]>
0
É normal cabelo cair durante gravidez? Saiba o que muda e que produto usar http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/13/cabelo-pos-parto-aprenda-a-driblar-os-incomodos-capilares-desse-periodo/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/13/cabelo-pos-parto-aprenda-a-driblar-os-incomodos-capilares-desse-periodo/#respond Tue, 13 Aug 2019 07:00:07 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1451

Queda de cabelo é uma das principais queixas de mulheres no período pós-parto (Foto: iStock)

Durante a gravidez e no período pós-parto, o cabelo pode sofrer algumas mudanças devido à carga hormonal, que afeta diretamente a saúde dos fios. Nada definitivo. Por isso, as futuras mamães não devem se preocupar. Normalmente, é um quadro temporário que requer apenas mais cuidados.

Outra questão durante a gestação é saber o que pode ou não ser usado nos fios para não prejudicar o desenvolvimento do bebê. Há quem não deixe de retocar a raiz ou pintar o cabelo nessa fase. O mais recomendado é conversar com o médico para validar qualquer procedimento e aguardar o fim dos primeiros três meses, principalmente para aplicação de descolorantes. Se quiser cobrir cabelos brancos, por exemplo, opte por tonalizantes. Luzes e reflexos estão liberados, contanto que não haja contato com o couro cabeludo.

Veja também

Esqueça tratamentos à base de amônia, anilina e chumbo, já que essas substâncias nocivas podem ser absorvidas pelo corpo, segundo os médicos, ao entrar em contato com o couro cabeludo, chegando à corrente sanguínea e à placenta. Isso vale também para os alisamentos, que trazem formol, responsável por mudar a estrutura da fibra capilar e considerado química agressiva. Quem gosta de fios lisos terá de adotar a escova e a prancha.

O ideal é apostar em produtos não tóxicos, como adstringentes para cabelos oleosos, máscaras anti-frizz e pós-enxágue (leave-in). Uma boa pedida é recorrer a protocolos suaves com composição natural e orgânica. Pode usar e abusar de ativos, como óleo vegetal de coco, aveia e manteiga de karité.

E assim que o bebê nascer, muitas mamães ainda precisarão lidar com alguns fortes incômodos capilares. A adoção de boas práticas e dos produtos certos podem ajudar a passar por esse período até a regularização dos hormônios. Vem aprender como driblar cada um deles.

Queda

Uma das maiores reclamações, a queda dos fios costuma aparecer logo no período inicial da amamentação e tem o nome de eflúvio telógeno pós-parto. É uma inflamação aguda dos folículos capilares, por conta do aumento da quantidade de hormônios femininos, como a progesterona e o estrógeno. O médico deverá avaliar e sugerir o melhor tratamento, como o uso de suplementos alimentares ou remédios anti-inflamatórios. Há alguns outros métodos, como o laser de baixa energia para reduzir a liberação de moléculas que provocam a inflamação. Mas quem deve indicar é o seu médico, converse com ele.

A prevenção também é uma boa saída. Isso significa dobrar a atenção nos nove meses de gestação. Evite a temperatura muito quente do secador e diminua o uso da prancha. Não prenda muito o cabelo para não estimular a quebra e a queda. No pós-parto, muitas mamães vivem com os fios presos para facilitar inúmeras atividades. Talvez seja o momento de pensar em adotar um corte mais prático.

Afinamento

Trata-se da diminuição da espessura do fio, que vai ficando mais frágil e sem brilho. Acontece devido a mudanças hormonais, uso de medicamentos, estresse, má alimentação e até como resultado de procedimentos químicos. Para reverter o quadro de afinamento capilar, é preciso estimular, nutrir e oxigenar o couro cabeludo.

Xampu de limpeza profunda, condicionador para revitalizar e tônico com antioxidantes para agir de forma estimulante poderão ajudar. O mercado também disponibiliza produtos que agem especificamente no couro cabeludo e nas áreas internas e externas do fio para promover mais volume, deixar o cabelo denso, encorpado e ao mesmo tempo fortalecido. Mas, antes, consulte seu médico.

Oleosidade

As alterações hormonais ajudam a aumentar o estímulo das glândulas sebáceas do couro cabeludo produzindo maior quantidade de óleo. Para uso diário, é necessário dar preferência para xampu e condicionador que combatam a oleosidade. Tenha em mãos um pré-xampu.

A temperatura excessivamente quente do secador também estimula mais oleosidade. Então, opte pela temperatura morna e finalize com um jato de ar frio. E para driblar os fios arrepiados e dar brilho, capriche no óleo para acabamento e no cronograma capilar — hidratação, nutrição e reconstrução — para o cabelo estar sempre saudável.

]]>
0
Cabelo platinado: como conseguir e dicas para cuidar dos fios claros http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/06/cabelo-platinado-como-conseguir-e-dicas-para-cuidar-dos-fios-claros/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/08/06/cabelo-platinado-como-conseguir-e-dicas-para-cuidar-dos-fios-claros/#respond Tue, 06 Aug 2019 07:00:46 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1460

Marina Ruy Barbosa causou frisson ao aparecer platinada — embora os fios não fossem os da atriz, e sim uma full lace. Ficar loira pelo menos uma vez na vida é o desejo de muitas mulheres. Esse tom é caracterizado por baixos níveis de pigmentos escuros e altos níveis de pigmentos claros. O mais curioso é que as diferentes variações de loiro natural estão em menos de 2% da população adulta mundial.

Entre as diversas versões dessa tonalidade, o efeito claríssimo é um dos mais requisitados. Porém, o processo de descoloração é bem agressivo: nem todo fio está saudável o suficiente para receber esse tipo de procedimento. Além disso, manter o platinado em dia requer manutenção extremamente cuidadosa e hidratação com maior frequência. Portanto, mergulhe de cabeça nas dicas para entender como conquistar o platinado perfeito:

Veja também

Descubra se seu cabelo está pronto para a descoloração

Antes de mais nada, procure um profissional de confiança para avaliar a saúde da fibra capilar. Esse diagnóstico permitirá saber se seu cabelo aguentará o processo. Se os fios estiverem muito fragilizados, vale apostar em um cronograma capilar para preparar o cabelo e fortalecê-lo para a grande mudança.

Saiba que o processo pode levar mais de uma sessão

É normal já querer sair do salão com o novo visual. Mas nem sempre é possível atingir o tom claríssimo em um único dia. Isso vai depender de como o cabelo responde ao processo e também da qualidade dos produtos usados.  O cabelo fino e claro, por exemplo, consegue atingir o efeito platinado mais rápido. Já o grosso ou muito escuro tem de passar por várias etapas para remover todo o pigmento, e isso pode levar alguns dias. Quem tem fios tingidos também precisa de um período mais extenso. O profissional é quem vai dizer sobre possibilidade de chegar ou não ao tom platinado e o tempo que isso levará.

Cobre qualidade nos produtos

Existem vários itens no mercado que ajudam a proteger e a preservar a saúde do fio mesmo nos procedimentos mais agressivos, como a descoloração. Esteja atenta ao que será aplicado no seu cabelo. Opte por produtos que mantenham a integridade do fio.

Siga uma rotina de hidratação

Depois de platinar o cabelo, é preciso manter os fios muito bem cuidados. As hidratações servem para fortalecer e aumentar a durabilidade do tom. Você pode alternar os tratamentos em casa e ir mensalmente ao salão para um tratamento profissional e ideal para o seu tipo de cabelo.

Monte um arsenal específico para o novo tom

Essa tonalidade dá um pouco mais de trabalho. E por isso é preciso ter em mãos itens para não deixar os fios amarelados ou alaranjados. Alguns, como matizadores e desamareladores, contêm fórmula com propriedades especiais, como micropigmentos violeta, que atuam na recuperação, hidratação e nutrição das fibras capilares, além de iluminar. Máscara e leave-in também são bem-vindos, assim como spray de brilho. O ideal é você pedir ajuda ao cabeleireiro. Peça para ele anotar todos os produtos que vão te ajudar. Além das visitas assíduas ao salão, é imprescindível dar continuidade aos cuidados em casa.

Cuidado com ferramentas de calor

Depois do processo de descoloração e coloração, submeter os fios ao calor extremo com uso de prancha, secador e babyliss pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho. Dependendo do dano, isso poderá impedir retoques futuros. Portanto, não se esqueça de usar protetor térmico e evite excessos.

Capriche no protetor solar capilar

Isso é uma exigência se quiser evitar fios ásperos. A radiação solar danifica e ajuda a desbotar o tom mais rapidamente. Os raios UV provocam a oxidação capilar por conta dos radicais livres e esse processo desencadeia aqueles probleminhas bastante indesejáveis, como quebra, fios opacos e embaraçados. Portanto, se for sair de casa, não esqueça de passar o protetor nos fios.

]]>
0
“Bom Sucesso”: inspire-se nos cabelos das personagens da novela das 7 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/30/bom-sucesso-inspire-se-nos-cabelos-das-personagens-da-novela-das-7/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/30/bom-sucesso-inspire-se-nos-cabelos-das-personagens-da-novela-das-7/#respond Tue, 30 Jul 2019 08:00:07 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1469 Quem gosta de ficar por dentro das tendências capilares, vale prestar atenção na nova novela das 7, “Bom Sucesso”.  Se a ideia é mudar, fique de olho nos novos cabelos das famosas — tanto corte quanto tonalidade — e escolher um para chamar de seu. Em variados comprimentos e técnicas, não faltarão opções para te ajudar a pensar em produções, das basiquinhas às mais elaboradas. Inspire-se já no look das personagens da trama:

Grazi Massafera (Paloma)

(Foto: Divulgação/TV Globo)

Tem um dos loiros mais solicitados por conta da naturalidade. O destaque é o tom dourado, mas os pontos estrategicamente iluminados são resultado de nuances de outras tonalidades, que sobressaem com o movimento dos fios, principalmente no contorno do rosto. O corte apresenta camadas suaves em um novo comprimento de fios longos, na altura dos seios. Fica bom ao natural e, em ocasiões que pedem mais glamour, dá para apostar nas ondas feitas com babyliss do meio do comprimento até as pontas.

Veja também

Fabíula Nascimento (Nana)

(Foto: Divulgação/TV Globo)

A atriz inova com um short bob na altura do pescoço em tom castanho mais quente, tonalidade que tem tudo a ver com a estação. Quem quiser, pode escolher o visual monocromático ou investir em uma iluminação discreta, como na técnica das morenas iluminadas, apenas para realçar o semblante. Aqui, a produção contou com as pontas finalizadas em ondinhas.

Ingrid Guimarães (Silvana)

(Foto: Divulgação/TV Globo)

Para quem adora o estilo de praia. O loiro em efeito degradê com as pontas mais claras acompanha o messy hair, que resulta naquele visual “bagunçado” de propósito, mas sem perder a sofisticação. Quer copiar? Troque uma ideia com o cabeleireiro, pois nem todo tom de loiro combina com todos os tipos de pele. Então, deixe que ele faça uma avaliação e sugira a combinação perfeita para você, aproveitando a mesma técnica. E para o “amassado” ficar mais natural, aplique spray de sal nos fios. Se já tiver cabelo ondulado, basta apertar o cabelo suavemente de baixo para cima. As donas de fios lisos podem usar babyliss.

Sheron Menezzes (Gisele)

(Foto: BrazilNews)

São vários os requisitos deste look de sucesso. Além do volume extra, armadão, que pode ser alcançado com spray ou mousse específico para esse efeito, o corte em camadas também merece os holofotes. Destaque para as pontas mais claras, contrastando com o resto do cabelo. Aposte no leave-in para manter os fios sempre hidratados e em pomada para finalizar.

Yasmin Gomlevsky (Thaissa)

(Foto: Divulgação/TV Globo)

No cabelo curtinho moderno, cada detalhe é responsável pelo resultado charmoso. A nuca batida ganha a companhia de costeletas curtas bem desenhadas e de um topete volumoso. Nesse caso, o acabamento com gel pode garantir uma versão fashionista com os fios puxados para trás ou com raiz com risca marcada para o lado. Pode experimentar!

]]>
0
Transição capilar: 5 dicas para tornar o processo mais fácil e tranquilo http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/23/transicao-capilar-5-dicas-para-tornar-o-processo-mais-facil-e-tranquilo/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/23/transicao-capilar-5-dicas-para-tornar-o-processo-mais-facil-e-tranquilo/#respond Tue, 23 Jul 2019 08:00:05 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1453

Cortar o cabelo curtinho, o big chop, faz parte do processo de transição capilar (Foto: iStock)

Movimento, saúde e beleza natural. Esse é o combo desejado pelas mulheres para exibir um cabelo perfeito. E justamente por isso, a transição capilar anda tão em alta. Celebridades, como as cantoras Iza e Ludmilla e as atrizes Giovana Cordeiro, Kéfera e Taís Araújo são inspirações e exemplos de quem sentiu no próprio fio, as dificuldades e prazeres desse momento de mudança.

Para entender melhor essa transformação, precisa ficar claro que a transição capilar é o processo para abandonar toda a química e deixar o cabelo natural dar as caras. Hora de abrir mão de procedimentos, como relaxamento, progressiva, botox e até mesmo o hábito de fazer escova diariamente. Ter paciência extrema é a primeira e talvez a mais importante regra a ser seguida. Não há como determinar o tempo de duração da transição: ela acontecerá no período necessário para a adaptação da textura original.

Veja também

Muita gente desiste do processo por conta das dificuldades em persistir na transição capilar. O início é o mais complicado, por ter que driblar o incômodo de um cabelo com duas texturas, metade lisa, metade cacheada ou crespa. Mas se você está decidida a resgatar o seu cabelo natural, leia as cinco dicas a seguir e prepare-se para adotar uma nova rotina de cuidados sem perder o foco no meio do caminho.

1. Tenha a tesoura como aliada

Quem não tem medo de uma transformação radical pode recorrer à técnica big chop. Trata-se de um corte para remover de vez toda a parte alisada. Isso significa ter que encarar uma nova imagem e, na maioria das vezes, um estilo bem curtinho. Mas, na dúvida, e até para você ir se acostumando de forma gradativa, corte os fios aos poucos. Vá ao salão uma vez a cada dois meses: não dê um intervalo muito grande para não desistir.

2. Mantenha o cabelo hidratado

Por causa da química, os fios ficam muito frágeis e podem apresentar alterações por conta do processo. O ideal é investir em protocolos que ajudem no controle do volume, frizz e ainda preserve a saúde dos cabelos.

Uma sugestão é seguir um cronograma capilar. A hidratação é recomendada para repor a água do fio, mantendo-o macio e maleável. A nutrição é excelente para eliminar o aspecto opaco e ressecado e ainda devolver a oleosidade e os lipídios do cabelo da raiz as pontas. Já a reconstrução traz força e ajuda na reposição da massa e queratina. Aplique o cronograma em quatro semanas. Na primeira, faça um tratamento de cada. Na segunda, intercale um protocolo de nutrição, uma hidratação e mais uma nutrição. Na terceira, repita o mesmo processo da primeira e finalize a última semana com hidratação, nutrição e hidratação.

3. Descubra penteados e finalizações diferentes

Inove o look. Escolha acessórios que tenham a ver com o seu estilo, aposte em diversos penteados, finalizações e arrase na produção para evitar a ansiedade pela espera. Conte com o poder do leave-in nos fios que estão nascendo e sofrem a influência de químicas anteriores, o que resulta em um cabelo sem forma.

4. Invista no difusor

Já que você não será mais refém dos fios escorridos, pode aposentar de vez a prancha. Mas o seu cabelo vai querer fazer amizade com o difusor, que deixa os cachos sempre muito bonitos e definidos. O formato arredondado com dentes e furos distribui melhor o ar, minimizando o frizz, além de colaborar para a formação de ondas. Para usar, é simples: aproxime o aparelho dos fios, apertando de baixo para cima com movimentos delicados. Ao final, tire o difusor da boca do secador e jogue um jato frio na direção do couro cabeludo para resfriar os fios e garantir aquele volume extra bem bacana na raiz.

5. Desembarace sem quebrar

A região onde acaba o alisamento e começa a textura natural merece atenção toda especial. A dica é pentear os fios ainda molhados, pois quando secos, eles tendem a evidenciar maior esse contraste. Opte por um pente de dentes largos e inicie pelas pontas e suba aos poucos sem forçar para não arrebentar o fio.

]]>
0
Preciso trocar o xampu a cada três meses? O que acontece se usar o mesmo? http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/16/preciso-trocar-o-xampu-a-cada-tres-meses-o-que-acontece-se-usar-o-mesmo/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/16/preciso-trocar-o-xampu-a-cada-tres-meses-o-que-acontece-se-usar-o-mesmo/#respond Tue, 16 Jul 2019 07:00:00 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1438

(Foto: iStock)

Não importa a textura, o comprimento ou qual a tendência de corte adotada: o cabelo é uma marca registrada, algo que traduz um estilo. Entre as principais dúvidas sobre esse assunto, há uma campeã: trocar ou não o xampu com certa frequência. Será que o produto perde o efeito? Os fios ficam “viciados”?

Essa prática de mudar constantemente apenas por mudar é um mito e pode afetar a saúde capilar, já que assim não haverá tempo hábil para o cabelo responder ao que cada produto tem para oferecer. Antes de mais nada, é preciso saber o real estado do fio para apostar no xampu e condicionador corretos. Por exemplo: se ele estiver ressecado, o xampu deve tratar especificamente desse problema.

Veja também

O mercado disponibiliza xampus para diversas finalidades, como hidratar, nutrir, restaurar, tirar a oleosidade. Descubra do que ele realmente precisa. Depois, espere o produto fazer efeito e driblar o que estava dando errado. Talvez o cabelo tenha que passar por outro tratamento ou deva ser lavado com xampu antirresíduos de tempos em tempos, geralmente uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo de como está o seu couro cabeludo.

Uma sugestão é testar diferentes xampus simultaneamente para avaliar seus benefícios, como apostar em uma opção para dar volume e em outra para garantir movimento. Só você poderá avaliar os melhores resultados à frente do espelho. Até porque o cabelo sofre diariamente com as condições climáticas e alta temperatura de aparelhos, caso do secador, prancha e babyliss. E isso influencia na sua beleza.

Mas também vale prestar atenção, para lavar o cabelo do jeito certo. Alguns processos podem levar o cabelo a ficar com aspecto de malcuidado, e  muitas vezes o xampu acaba levando a fama de vilão. Nada de exagerar na quantidade e o fato do produto não fazer espuma não significa que os fios não estão limpos. Comece a lavagem pelo couro cabeludo com movimentos suaves e com as pontas dos dedos sem esfregar. Caso contrário, a sujeira acumulada nessa região vai parar no comprimento e nas pontas.

Resumindo: o ideal é escolher um xampu com propriedades para tratar o real estado dos fios e ter paciência para aguardar o resultado esperado. Invista em produtos de qualidade. Há muitas fórmulas, que contam até com tecnologia avançada. Na dúvida, teste mais de uma marca até você gostar e se ainda não estiver confiante, converse com o seu cabeleireiro.

]]>
0
Franja: tire dúvidas antes de cortar e inspire-se nos visuais das famosas http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/09/franja-tire-as-duvidas-antes-de-cortar-e-inspire-se-nos-visuais-de-famosas/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/09/franja-tire-as-duvidas-antes-de-cortar-e-inspire-se-nos-visuais-de-famosas/#respond Tue, 09 Jul 2019 08:00:41 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1421 Mais do que um acessório, um estilo definido. O modelo de franja pode dizer muito sobre o comportamento e personalidade de uma pessoa. Esse detalhe ajuda a construir o corte e dar autenticidade ao look — além de combinar com todas as estações do ano. O grande desafio é eleger uma versão que traduza melhor quem você é.

O profissional pode auxiliar nessa escolha a partir de uma análise do formato do rosto e algumas características específicas, como o tamanho da testa e do nariz, além da textura e espessura do fio, sempre buscando equilíbrio e harmonização facial. As versões assimétricas, as curtinhas com pegada retrô e as clássicas lideram a lista das mais pedidas no salão. Para não errar, vale consultar as dúvidas mais comuns antes de passar a tesoura.

Veja também

Qual a franja ideal?

diferentes tipos de franja e também variados formatos de rosto. Por exemplo: as modernas baby bangs combinam com quem adora exibir sua ousadia. As franjas curtinhas têm ganhado cada vez mais adeptas. Versáteis, oferecem variados estilos, como assimétricas, simétricas, retas, desfiadas e ainda combinam com todos os tipos de comprimento de cabelo. São mais recomendadas para os rostos ovais por conta das proporções equilibradas. As baby bangs são charmosas e contribuem para destacar o olhar e deixar o hairstyle descolado, como os looks de Audrey Hepburn, Mallu Magalhães e Úrsula Corberó. O essencial é o profissional te ajudar a fazer a melhor escolha.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Instagram)

(Foto: Instagram)

 

A versão cortininha repartida ao meio, marca registrada de Brigitte Bardot, virou tendência. Apesar de ser indicada para todos os comprimentos, o caimento fica perfeito para os cortes médios e longos. Pode ser usada na altura das sobrancelhas ou mais longa.

(Foto: Reprodução)

O estilo descontraído combina com o cabelo solto e bagunçadinhoPara suavizar o volume, prefira um corte desconectado e levemente desfiado.  Pode ser adotada por pessoas com rostos quadrados e triangulares. Inspire-se no look da bela Giovana Cordeiro.

(Foto: Instagram)

A franja lateral é um dos modelos mais democráticos. O franjão é prático e vai fácil com todos os comprimentos de cabelo, do curto ao longo. O seu comprimento mínimo fica na altura do nariz. As atrizes Juliana Paes e Agatha Moreira são algumas das famosas que desfilam muito bem essa versão, que ajuda a acentuar o formato de rosto arredondado. Dá para texturizá-la e deixá-la lisa ou com efeito de ondas nas pontas, no caso das franjas mais longas.

(Foto: Instagram)

Como cuidar?

As mulheres com fios lisos podem usar a franja ao natural — vale borrifar um reparador sem exagero para não ficar com aspecto oleoso. As donas de cabelo ondulado têm a opção de fazer uma escova ou usar a prancha para um styling mais alinhado. O spray de brilho traz aquele resultado de cabelo hidratado. Já as cacheadas devem aproveitar o momento da fitagem — procedimento em que o cabelo é separado em mechas para receber tratamento para maior definição, redução de frizz e volume controlado — e dar um bom acabamento com leave-in. E a dica mais importante, válida para todas: investir na manutenção a cada 15 dias para manter o corte.

É possível variar o visual?

Claro! A franja em si já dá um ar mais fresco ao look. Mas nem por isso você precisará ficar presa a ela. Quem gosta de mudar pode apostar em acessórios, como grampos e presilhas. Outra dica é usar a franja como topete e inovar o penteado.

Como saber se a franja vai ficar boa?

Se você tem receio de arriscar, a sugestão é experimentar um aplique de franja e testar como ela se molda ao rosto. Detalhe: não vale apenas prender. O ideal é o profissional dar um melhor acabamento, fazendo um corte que combine com o seu estilo.

E aí, qual modelo tem tudo a ver com você?

]]>
0
Cabelo curto moderno: do pixie às camadas, inspire-se nos cortes de famosas http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/02/cabelo-curto-moderno-do-pixie-as-camadas-inspire-se-nos-cortes-de-famosas/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/07/02/cabelo-curto-moderno-do-pixie-as-camadas-inspire-se-nos-cortes-de-famosas/#respond Tue, 02 Jul 2019 08:00:38 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1408 Mudança no trabalho, período de aniversário e até término de relacionamento podem ser motivos para encarar uma transformação no visual. E apesar de as brasileiras serem loucas por cabelos longos, os curtos modernos se tornaram referência de estilo e conquistaram muitas adeptadas. Práticos, eles fazem a cabeça das mulheres mais antenadas também no inverno.

Na verdade, o que cativou o público feminino foram as inúmeras versões e a versatilidade para diminuir o comprimento sem medo de errar. Além disso, a finalização também ganhou novo status. O acabamento com textura ou ao natural permite diversificar o mesmo corte. E tem um time de famosas seguindo as tendências mais fashionistas do momento. Impossível não escolher um curtinho para chamar de seu. Dá uma olhadinha!

Veja também

O momento é do short bob

Em “A Dona do Pedaço”, Josiane, personagem de Agatha Moreira, não perde o estilo nem na hora de armar suas confusões. A atriz desfila uma das principais inspirações capilares, o short bob, na altura do queixo. Esse é um corte que cai bem em todo tipo de cabelo. Os fios desconectados trazem mais despojamento ao visual. Quem tem cabelo ondulado e cacheado deve tirar proveito da versão natural, deixando aquele ar mais bagunçadinho. Já as donas de fios lisos podem investir nas ondas e no spray de volume ou de sal para garantir o mesmo efeito.

Camadas em destaque

Ver essa foto no Instagram

 

Uma nova Camila para uma nova Vanessa. 🌹 Foto @viniciusmochizuki Make @everson_rocha_ Styling @julianoezuel Corte @marianagorini Conceito @eulumoraes

Uma publicação compartilhada por Camila Queiroz (@camilaqueiroz) em

A atriz Camila Queiroz, a Vanessa de “Verão 90”, prova que os fios em camadas, sucesso absoluto naquela década, voltaram para ficar. Quem gosta de volume pode apostar no corte com fios repicados em diferentes alturas. Mas quem não curte cabelo cheio, atenção: se repicar demais, ele pode ficar com armado. Indicado para quem tem fios grossos para dar mais leveza. Na finalização, a pomada pode ser grande aliada do efeito texturizado e bem contemporâneo.

Blunt cut: o mais chique dos cortes

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alice Wegmann (@alice.weg) em

O visual de Alice Wegmann, a antagonista Dalila de “Órfãos da Terra, é uma das referências mais atuais e sinônimo de elegância extrema. O blunt cut apresenta fios retos, alinhados de forma simétrica e com base reta. Para quem tem cabelo liso e fino é uma boa pedida para dar uma encorpada. Apesar de parecer muito comportado, em algumas versões, os fios na parte da frente são levemente desfiados de forma quase imperceptível, apenas para dar movimento. O sleek, bem liso polido, e o wet hair, resultado dos fios com gel para trás ou raiz marcada, costumam ser muito utilizados pelas donas desse corte.

A vez do pixie hair

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Beatriz Damini (@biadamini) em

O pixie veio meio despretensioso e conquistou o coração — e a cabeça — de mulheres ousadas. O look batido na nuca com fios curtos funciona como uma moldura do rosto, enfatizando bastante os traços, como olhos, boca e nariz. A atriz Beatriz Damini, a Martinha de “Malhação”, usa o pixie estilizado com a parte de cima meio arrepiada. Efeito fácil de conseguir com pomada. Também fica superbem ao natural. O melhor: é recomendado para todas as texturas, ou seja, cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo.

]]>
0
Cabelo preto ou morena iluminada? Aposte no brilho dos fios escuros http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/06/25/morena-iluminada-ou-cabelo-preto-aposte-no-brilho-dos-fios-escuros/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/06/25/morena-iluminada-ou-cabelo-preto-aposte-no-brilho-dos-fios-escuros/#respond Tue, 25 Jun 2019 08:00:17 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1411 Quem nunca se impressionou pelo brilho refletido dos fios pretos? O efeito verniz espelhado é um dos grandes fenômenos capilares. Muitos deixam até uma aparência azulada.

A personagem Vivi, interpretada por Paolla Oliveira, em “A Dona do Pedaço”, e a MC Mirella são exemplos de que não precisa ser loira para ser sensual. Os fios longos e muito bem hidratados da atriz são motivo de inspiração e referência para quem deseja dar uma repaginada para a temporada mais fria do ano.

Veja também

O ponto forte de um cabelo como o de Paolla é o aspecto saudável, independentemente de o fio ser natural ou tingido. Então, é mais do que necessário adotar algumas práticas para não ofuscar tanta luz. Tenha sempre à mão, produtos específicos para fios pretos ou coloridos. E nem pense em sair de casa sem protetor capilar com filtro solar. Ele evita o desbotamento da cor, que pode ficar avermelhada pelo excesso de raios UV. Aplique no comprimento às pontas. Mesmo quem é morena natural deve usar o produto para driblar o ressecamento.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BAD MI (@mcmirella) em


Mais uma dica: um dos tratamentos queridinhos e bastante recomendado é o banho de brilho, que pode ser feito com tonalizante e funciona como uma espécie de “capa” na superfície do fio. O mercado também disponibiliza máscaras com pigmentação intensa para realçar a cor. Produtos à base de queratina e colágeno também são bem-vindos para garantir um cabelo mais sedoso e cheio de movimento. E não para por aí.

O brilho extra e a hidratação profunda também podem ser conquistados com o protocolo de umectação, que é um método de revitalização composto por óleos capilares e aplicado da raiz às pontas. Mas atenção! Ficar com o produto na cabeça pode acarretar em fios oleosos. Lave bem para não acumular resíduos e prefira água fria. A temperatura quente causa aquele aspecto opaco. Faça, pelo menos, uma vez ao mês.

Morenas iluminadas

Outra tendência em alta é a da morena iluminada. Dá para renovar o look com variadas técnicas de mechas sem provocar fortes contrastes, como os visuais da apresentadora Fátima Bernardes e da atriz Dira Paes, que dá vida à Janaína, em “Verão 90”. Antes de começar a transformação, saiba que o tom preto só clareia até três tons.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fátima Bernardes (@fatimabernardes) em


A dica é contar com técnicas de harmonização. Normalmente, as tonalidades mais quentes, como chocolate, cobre, mel e tons amadeirados são os mais aconselháveis para um resultado com nuances naturais para combinar com o fundo do cabelo e o tom da pele. Também é possível escolher entre babylights, mechas fininhas com efeito discreto, o degradê habitual do ombré hair e o hair contour, deixando só a parte da frente mais iluminada para dar leveza ao rosto. E o mais vantajoso: ter um intervalo maior entre os retoques.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dira Paes (@dirapaesreal) em

]]>
0
Tendências de cabelo para o inverno 2019: inspire-se nas famosas e mude já http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/06/18/tendencias-de-cabelo-para-o-inverno-2019-inspire-se-nas-famosas-e-mude-ja/ http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/2019/06/18/tendencias-de-cabelo-para-o-inverno-2019-inspire-se-nas-famosas-e-mude-ja/#respond Tue, 18 Jun 2019 08:00:09 +0000 http://rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br/?p=1381 Nova temporada, novos looks. Para a estação mais fria do ano, referências quentes tanto para a paleta de cores quanto para as inspirações de corte, que trazem uma linha mais “hot”, ou seja, bastante sensual. Há apostas para quem deseja um extreme makeover ou apenas mudar sem radicalizar.

Para renovar a produção, não precisa muito: dar um uma repaginada no corte, apostar em outra tonalidade para os fios e caprichar na finalização já garantem um bom resultado à frente do espelho.

Veja também

Fique por dentro dos estilos capilares que vão estar no radar nos próximos meses segundo as tendências do inverno 2019.

Na ponta da tesoura

Bob de cara nova + franja

Cleo (Foto: Instagram)

Com o curto em destaque, o short bob tem sido muito procurado nos salões e combina com as mulheres modernas. Versátil, o corte adota base reta e fios desconectados até a altura do queixo. A franja, como a da atriz Cleo, aparece para tornar o visual mais fashionista e jovial. E não faltam versões para investir, desde as mais curtinhas até as cortininhas pouco abaixo da sobrancelha.

Long bob repicado

Anitta (Foto: Instagram)

Sucesso desde que surgiu, combina com todos os tipos de cabelo. O long bob é sofisticado e ganha atenção por fios mais desfiados para manter o movimento. Há quem prefira deixar as pontas na parte da frente maiores do que a parte de trás. É uma boa pedida para quem deseja manter a textura natural do fio por garantir um acabamento mais despojado. A cantora Anitta aderiu ao comprimento long bob mais tradicional.

Shag hair

Mariana Ximenes (Foto: Instagram)

Famoso nas décadas de 70 e 80, o estilo “bagunçado” com fios repicados como os de Mariana Ximenes voltou a ser febre. E a proposta é manter o visual no efeito bagunçadinho. Esse look cai bem para as donas de fios ondulados e cacheados. Para potencializar o resultado, basta passar mousse ou spray de sal e amassar os fios com as mãos.

Blunt cut para fios polidos

Dua Lipa (Foto: Instagram)

Os fios médios estão super em alta. E o blunt cut é sinônimo de elegância e traduz um corte prático com fios retos e base reta. Para um efeito escorrido, vale investir na escova tradicional e na prancha. O spray de brilho é uma ótima sugestão para finalizar com um acabamento perfeito. A cantora pop Dua Lipa é uma das grandes referências para esse estilo adotado por muitas famosas.

Camadas para os longos

Paolla Oliveira (Foto: Instagram)

As amantes dos fios compridos — o cabelo longo agora fica na altura dos seios — podem ganhar mais movimento e modernidade com o corte em camadas. Ele também é ideal para quem gosta de um pouco mais de volume e sensualidade. Prova disso é o look da personagem Vivi de “A Dona do Pedaço”, interpretada por Paolla Oliveira, que esbanja charme.

Paleta outono-inverno

New blonde

Grazi Massafera (Foto: Instagram)

O loiro é tonalidade-desejo de muitas mulheres. Na estação fria, os tons claríssimos, como o platinado, dão lugar ao dourado — cor ícone dos fios de Grazi Massafera –, que pode ainda ganhar outras nuances de acordo com o tom de pele de cada pessoa. Uma sugestão também são as iluminações peroladas para contrastar com o fundo original.

Chocolate, o novo queridinho

Juliana Paes (Foto: Instagram)

Da família do castanho, esse tom é a cara da estação e tem a vantagem de cair bem com todos os tons de pele. Também é bastante requisitado na técnica de iluminação para morenas, em que ajuda a deixar o semblante mais suave. O mix de cores quentes e vibrantes de castanho é a cara do inverno 2019 e é excelente para quem não pretende sair do status morena. Maria da Paz, papel de Juliana Paes em “A Dona do Pedaço”, é inspiração para inúmeras solicitações nos salões.

Candy pink

Letícia Bufoni (Foto: Instagram)

Cabelos com cores fantasia também estão ditando a moda. E para quem gosta de ousar, o rosa vem com força. Do tom pastel até a versão mais escura, ele promete inovar bastante o visual. A skatista Letícia Bufoni investiu no poder do rosa. Se você tiver dúvidas ou medo de errar, experimente apenas nas pontas.

]]>
0