Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Penteados para as festas: aprenda a fazer em casa 4 visuais das famosas

Rodrigo Cintra

19/12/2017 08h00

O Natal e o Réveillon estão aí e já começa a corrida para a escolha do look completo, incluindo o penteado. E nem precisa ir ao salão: está bem fácil preparar um visual caprichado em casa, já que as tendências apontam para cabelos bastante despojados exatamente na pegada DIY (do it yourself).

Democráticos e bem contemporâneos, eles combinam com festas no campo, praia, balada, e com as produções mais simples até as sofisticadas. O toque glamoroso é item obrigatório tanto nos fios soltos quanto nos presos. A seguir, quatro estilos inspirados nas grandes divas para você copiar e ser o centro das atenções em qualquer festa.

1. Ondas despojadas, como as de Grazi Massafera

A lembrança e o refinamento dos cabelos da década de 20 aparecem suavemente como referência do atual messy hair. As ondas despojadas são a grande sensação do momento e fizeram a cabeça do público feminino o ano todo. Mas, é possível deixar esse estilo ainda mais elaborado com marcações desde a franja.

Passo a passo: lave os fios, tire o excesso da umidade com a tolha e em seguida, faça uma escova modelada ou opte pelo babyliss. Nesse caso, as ondas vão até as pontas. Faça uma risca diagonal separando a parte frontal, ou o franjão e desenhe também uma onda com o modelador deixando a mecha caída para um dos lados. Esse é o ponto alto do penteado e o que dá o ar de sensualidade. Para preservar e aumentar a durabilidade, use um spray de fixação.

2. Semipreso romântico, como o de Marina Ruy Barbosa

Os semipresos estão ganhando bastante adesão, pois realçam o visual sem perder o movimento total dos fios. E é possível apostar em uma enorme variedade. Aqui, a trança é o charme do penteado e remete a um look mais angelical. Outra opção é substituir a trança por um "rolinho" torcido.

Passo a passo: lave os fios, tire o excesso da umidade com a tolha e em seguida, use o secador. Invista em uma escova para deixar os fios alinhados e sem frizz. Depois separe uma mecha encorpada da franja e a divida em três partes. Inicie a trança a partir da risca (normalmente no final da sobrancelha). Finalize prendendo-a na parte de trás. Se quiser, pode fazer ondas com babyliss apenas nas pontas para ter um cabelo mais volumoso.

3. Coque despojado, como o de Bruna Marquezine


O coque é uma das marcas da mulher moderna. Atual, ele é sempre preferência para quem procura leveza e simplicidade. Quanto mais alto o coque, mais contemporâneo.

Passo a passo: lave o cabelo e faça uma escova. Inicie o penteado com um rabo de cavalo alto e então enrole os fios em forma de caracol. Há a opção de prender o coque com um elástico da cor do cabelo ou usar grampos. Um truque é adquirir uma espécie de "rosquinha" que ajuda a desenhar o coque com o próprio cabelo deixando o penteado certinho. Caso alguns fios fiquem soltos, tudo bem! O desconectado é o que garante o visual despojado. Mas quem preferir, pode usar spray fixador para manter o cabelo no lugar.

4. Rabo de cavalo, como o de Juliana Paes


É um dos penteados mais tradicionais e, por isso, nunca sai de moda. Ele sempre passa por uma repaginação ganhando novas versões. Essa é uma das mais copiadas para festas já que apresenta um resultado clean e ao mesmo tempo chique.

Passo a passo: lave os fios, tire o excesso da umidade com a toalha e em seguida, faça uma escova bem lisa, definindo a risca do meio. Quem quiser potencializar, a chapa garante o visual escorrido. Depois puxe o cabelo para trás e prenda em um rabo de cavalo baixo na altura da nuca. Para um efeito mais glamouroso, use gel em todo o cabelo reproduzindo o estilo wet slim, molhado e bem liso.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra