Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Máscara tonalizante hidrata os cabelos e revitaliza a cor; veja como usar

Universa

17/04/2018 05h00

Há opções de máscaras tonalizantes para ruivas – como Jessica Chastain -, loiras, morenas e até morenas iluminadas (Foto: Getty Images)

 

Adotar práticas que preservem a saúde do cabelo está cada vez mais na moda. Basta ver a adesão ao movimento slow beauty, iniciado nos Estados Unidos. A proposta é substituir fórmulas carregadas de químicas por outras mais naturais e que promovam bons resultados. Pegando carona nessa atitude, uma forte tendência ganha o mercado: tonalizar os fios usando máscara específica para revitalização da cor.

O grande diferencial é justamente explorar os benefícios desse cosmético isento de amônia, e que pode oferecer uma gama de ativos naturais, como óleo de cálamo, responsável pela emoliência e resistência do fio, jabuticaba, mirtilo, amora e goji berry. Ativados por meio da nanotecnologia, conferem máxima absorção, além de vitaminas, minerais e aminoácidos, imprescindíveis para atuar na durabilidade do tom.

Marcas de credibilidade oferecem, ainda, benefícios como proteção contra raios UV, facilidade no desembaraçar, toque aveludado, predominância de brilho e hidratação profunda aliada à matização, para evitar manchas e otimizar o tempo.

Como usar

O produto é fácil de aplicar e o período de pausa é reduzido — de 5 a 20 minutos — bem diferente dos métodos convencionais, que levam entre 30 e 40 minutos. E o melhor, problema zero em utilizar esse procedimento com outras químicas ou tratamentos.

Outra praticidade é realizar o processo em casa e obter resultado parecido com o de salão. A primeira dica é saber escolher o tom ideal para não errar. Há opções para loiras, ruivas, morenas e até morenas iluminadas. Eleja o que tiver a mesma tonalidade do seu. Basta lavar o cabelo e passar a máscara mecha por mecha com a ajuda de um pente. Siga as instruções do produto e respeite o tempo de pausa. Em seguida, é só enxaguar. Em média, o rendimento é de 40 aplicações e o intervalo para próxima aplicação tem estimativa de até 45 dias, dependendo do estilo de vida e tipo de cabelo de cada um.

Mas atenção a um detalhe muito importante. A máscara revitalizante de cor é uma excelente alternativa para tonalizar e não colorir os fios. A finalidade é a realçar o próprio tom, e em alguns casos, até obter uma cobertura dos fios brancos (isso pode variar, de acordo com a resistência do cabelo). Mas se você pretende mudar radicalmente, precisa conversar com um profissional, que vai avaliar e indicar o procedimento ideal.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra