Topo
Rodrigo Cintra

Rodrigo Cintra

Categorias

Histórico

Quer cabelo com personalidade? Veja que tipo de corte mais combina com você

Universa

24/09/2019 04h00

A atriz Agatha Moreira Foto: Victor Pollak/TV Globo

Sabe qual a melhor maneira de identificar o estilo de uma pessoa? Além de analisar o jeito como ela se comporta, as roupas que usa ou as cores preferidas da sua make, o cabelo diz muito sobre quem ela é ou qual imagem quer passar.

Se o seu objetivo é transmitir sensualidade e feminilidade, então, os fios longos são ideais. Já os curtinhos transmitem a ideia de uma mulher forte, arrojada e despojada. Quando a cliente "se encontra" com o cabelo que escolheu, então, aquela imagem está de acordo com a personalidade daquele momento, e isso muda durante a vida. O ser humano evolui e sua imagem acompanha essa mudança interna.

O estilo do cabelo, corte, tonalidade, comprimento e a textura são muito mais do que a moldura do nosso rosto. Eles ajudam a exteriorizar a personalidade e a contar um pouco mais sobre cada um e o nosso estado de espírito. Por isso, tanta gente gosta de passar por uma transformação quando termina um relacionamento, muda de emprego, inicia uma nova etapa da vida etc.

Nesse momento, entra a técnica do visagismo: ela é importante para a criação de um look, levando em consideração não só os traços e formato do rosto como a personalidade.

Toda informação é relevante para chegar a uma imagem que passe exatamente a mensagem de quem você é. E as personagens de novela estão aí para provar! A caracterização é essencial para moldar diferentes conceitos, como a romântica, a fashionista, a ousada, a conservadora, entre outros. A partir dessas características tão pessoais é possível indicar um visual que tenha tudo a ver com a pessoa. A seguir, exemplos que ajudam a descrever perfis diferentes. Em qual você se encaixa?

Supercurto

As donas de fios extremamente curtos são bastante autoconfiantes, seguras e não se importam com o que os outros pensam sobre o seu visual. Também são práticas e não querem perder tanto tempo na frente do espelho ou se dedicando a inúmeros procedimentos. Mas, isso não quer dizer que não sejam femininas. Ícone, a cantora Elis Regina sempre chamou a atenção com o look joãozinho. Outra representante do estilo há um bom tempo é a apresentadora Xuxa Meneghel.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Curto

Há várias maneiras de valorizar o rosto e um pixie cut bem realizado tem essa missão. Além de versátil, imprime bem o estilo da mulher contemporânea que sabe usar a tendência e a feminilidade a seu favor. A personagem Thaíssa, vivida pela atriz Yasmin Gomlevsky na novela Bom Sucesso, é um bom exemplo, assim como a apresentadora Ana Furtado. No caso dela, a franja alongada dá o toque sensual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yasmin Gomlevsky (@yasmingomlevsky) em

Médio
A febre do momento fez as mais apaixonadas por fios longos se renderem a seus encantos. O cabelo médio ou o famoso long bob é sucesso absoluto entre as mulheres aqui e lá fora.

Possíveis de serem estilizados de muitas formas, caíram no gosto das moderninhas com vibe cool e até das mais clássicas. O acabamento é que vai dizer, já que um corte mais liso, sem efeito repicado, pode indicar alguém mais sério, mas que gosta de inovar.

Já as loucas pelo estilo messy, podrinho, representam as mais extrovertidas e antenadas. A lista de famosas que adora o estilo só cresce: Bruna Marquezine, Deborah Secco, a vilã Josiane, de Agatha Moreira, da trama A Dona do Pedaço, e, mais recentemente, a atriz Letícia Lima, que estará na próxima novela das 9, Amor de Mãe.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Agatha Moreira (@agathaamoreiraa) em

Longo

O cabelo longo ainda tem lugar cativo no coração e na cabeça das mulheres e está ligado à sensualidade, como o look de Grazi Massafera, Juliana Paes e Gisele Bündchen, que possui um dos visuais mais desejados.

Se os fios ganharem o efeito repicado, podem também sustentar um perfil mais rock n'roll, como os de Giovanna Antonelli, atualmente. Os longos também podem representar as românticas que adoram prender as madeixas em penteados semipresos e com tranças.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Antonelli (@giovannaantonelli) em

Longuíssimo

Costuma ser adotado por perfis mais conservadores, que não gostam muito de mudanças. Mas não é uma regra! Já que há mulheres modernas que realmente gostam de manter madeixas longas e bem cuidadas, como as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kim Kardashian West (@kimkardashian) em

Leia também:
Sofre com cabelos finos? Veja cinco dicas que vão facilitar sua vida
Quando cortar o cabelo? Veja a frequência ideal para cada tipo de corte
"Bom Sucesso": inspire-se nos cabelos das personagens da novela das 7

Pontas desfiadas e repicadas

O desfiado está em alta e acompanha o look de mulheres versáteis, que adoram realçar o natural e gostam de movimento. Giovanna Ewbank assume o estilo antenada com cabelo totalmente despojado.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) em

Corte reto

Nunca sai de moda, e apesar de estar sempre ganhando atualizações, o chanel longo ou curto tem um ar mais elegante, de mulher sofisticada, como o visual da editora da Vogue americana Anna Wintour. Seu look já é uma marca registrada. Já aqui no Brasil, a atriz e cantora Cleo também adotou os fios com corte reto.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Will Not B Defined (@cleo) em

Franja lateral longa e desfiada

Jennifer Aniston exemplifica a mulher independente, forte e ao mesmo tempo sexy com esse look atemporal. Muitas delas recorrem ao poder da franja para suavizar o visual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por jennifer aniston (@jennifer_aniston_the_official) em

Com franjinha reta

As franjas mais curtinhas representam bem os perfis mais angelicais, românticos e descolados, como os da personagem Sarah, interpretada pela atriz Verônica Debom, na novela Órfãos da Terra. Já as retas na altura da sobrancelha traduzem a personalidade das modernas, despojadas e principalmente fashionistas, como a cantora Taylor Swift.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Veronica Debom (@veronicadebom) em

E aí, o que o seu cabelo diz sobre você?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra