Topo
Rodrigo Cintra

Rodrigo Cintra

Categorias

Histórico

Há vários jeitos de hidratar o cabelo; você sabe o que é melhor para o seu?

Universa

08/10/2019 04h00

Foto: iStock

Tão importante quanto um bom corte e a cor ideal, a hidratação é parte fundamental dos cuidados com os cabelos: é ela quem vai dar aos fios um aspecto saudável, sedoso e brilhante! Cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente, tanto no uso dos produtos hidratantes, quanto na periodicidade do procedimento. Por isso, veja, abaixo, qual é a mais indicada para as suas madeixas!

1. Cabelos oleosos
O grande receio de quem tem esse tipo de cabelo é que a hidratação deixe o visual com um aspecto pesado. Por isso, muitas mulheres acabam abrindo mão do procedimento, o que é um erro, já que hidratar nada mais é do que repor a água dos fios, deixando-os mais maleáveis e macios.

O segredo é investir em uma máscara ou ampola com textura ultraleve e apostar em produtos que deixem os cabelos soltos e com movimento. Como a oleosidade é intensa na área do couro cabeludo, na hora de hidratar, evite a região da raiz, para não contribuir com a produção de sebo e caspa, e invista no comprimento e nas pontas.

Alguns tipos de óleo, ao contrário do que muitos pensam, também podem ser aplicados em cabelos oleosos, como os de coco e melaleuca, que impedem que a água seja perdida na hidratação e ajudam a fechar as escamas da fibra capilar. O mais indicado é fazer a hidratação a cada 15 dias.

2. Cabelos secos
Se os seus fios são mais opacos, tem uma textura áspera e muito frizz, o ideal é começar prestando atenção na lavagem: opte por um xampu sem sal e lave somente de duas a três vezes por semana, com água fria. Na hora da hidratação propriamente dita, escolha produtos que tenham em sua composição a queratina hidrolisada, ceramidas, silicone ou colágeno; eles ajudam a recuperar os nutrientes dos fios.

Faça o procedimento da raiz até as pontas, por inteiro. Depois, repita a aplicação, mecha por mecha. Um ótimo aliado dos cabelos secos são os finalizadores, como o sérum, silicone ou leave-in, que ajudam a blindar os fios, reduzindo o volume e reparando a estrutura interna da fibra capilar.

E atenção: não confunda cabelos ressecados com os do tipo seco; este último é determinado por uma característica hereditária, tendo a produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

3. Cabelos mistos
A raiz oleosa e as pontas secas podem dar um certo trabalho na hora de fazer a hidratação, mas o passo inicial é não abrir mão do condicionador, item fundamental para deixar todo o comprimento bem nutrido.

O uso da máscara também é uma ótima pedida, mas ela precisa ser do tipo que não pesa no couro cabeludo, como aquelas sem silicone na fórmula. Dependendo do quanto as pontas estiverem ressecadas, você pode aplicar óleo de coco nelas ou, então, produto com óleos vegetais 100% puros, ricos em vitaminas. Ainda sobre as pontas: no pós-banho, aplique um leave-in, caso sinta a necessidade.

4. Cabelos normais
Podemos dizer que é o tipo de cabelo "ideal", já que apresenta pouca oleosidade na raiz, a qualidade do fio varia de normal até levemente seco e tem características mais equilibradas do que os outros. No entanto, isso não significa que você pode descuidar deles. O ideal é lavá-los dia sim, dia não, e usar ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os deixam maleáveis e sedosos mais rapidamente. Caso opte pela máscara, aplique-a no lugar do condicionador, e escolha apenas as versões hidratantes, já que as nutritivas e reconstrutoras podem pesar demais e deixar os fios com o aspecto engordurado.

5. Cabelos com química
Os fios possuem 80% de queratina, proteína que garante força, elasticidade e resistência às fibras capilares. Quando a mulher faz coloração frequentemente, essa proteína é perdida durante o processo, por isso, é essencial usar produtos hidratantes que contenham queratinas e minerais, ajudando na reconstrução desses fios e devolvendo o brilho e maciez.

Esse tipo de cabelo precisa de nutrição e reconstrução com mais frequência, por isso, o ideal é fazer três hidratações semanais e uma cauterização uma vez por mês. O condicionador também é um grande aliado, já que sela as cutículas e garante que os nutrientes fiquem depositados nos fios por mais tempo. Ah, e vale lembrar que no verão esses cuidados precisam ser redobrados, já que a exposição ao sol, mar e piscina podem deixar os cabelos com química ainda mais ressecados.

6. Cabelos descoloridos
Esse é o tipo de cabelo que mais necessita de hidratação, já que os fios estão 100% desprotegidos: totalmente sem pigmento e com as escamas abertas, propícios a quebra, ressecamento e agressões naturais, vindas da ação do sol e do vento. O pó descolorante e a água oxigenada são as substâncias mais agressivas para os cabelos, já que removem também a queratina, proteína que promove a resistência e força dos fios.

Por isso, a palavra de ordem é uma só: hidratar, hidratar e hidratar! No salão, o ideal é fazer o procedimento a cada 15 dias, com produtos de uso profissional, que vão devolver a saúde dos fios.

Em casa, evite o uso de xampus com sulfato e os antireesíduos, que possuem ph muito alcalino, e use produtos específicos para cabelos descoloridos, que ajudam no processo sem manchar ou modificar a cor, como a queratina líquida. Ela pode ser aliada a uma máscara hidratante e aplicada após a lavagem.

 

Leia também:

Mirella Santos diz não usar condicionador e revela o seu segredo com xampu

Yanna Lavigne revela seus truques caseiros para cuidar dos cabelos

Transição capilar: Camila Farias conta como as tranças ajudaram no processo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Mais Blog do Rodrigo Cintra