Topo
Rodrigo Cintra

Rodrigo Cintra

Categorias

Histórico

Cinco dicas infalíveis para um bom detox capilar

Universa

05/11/2019 04h00

Nada melhor do que ter aquela sensação de um couro cabeludo limpo e sem resíduos, além de fios bem cuidados, fortes e brilhantes, né? E, para isso, seja qual for o seu tipo de cabelo, você precisa incluir na rotina de cuidados o tão falado detox capilar! As vantagens são enormes e vão além da limpeza mais profunda e da eliminação das impurezas do dia a dia: ele estimula a oxigenação, o crescimento dos fios e uma melhor circulação no couro cabeludo, além de reduzir a oleosidade e promover uma ação antioxidante. Confira, a seguir, cinco dicas imprescindíveis para retirar todas as impurezas e aproveitar já todos os benefícios do procedimento.

1 – Use xampus com ingredientes naturais, sem sulfato

A maioria dos xampus contem sulfato, substância que funciona como se fosse um detergente, produzindo muita espuma e limpando de forma profunda. O problema é que, em excesso, ele pode danificar o cabelo e alterar o PH da fibra capilar, deixando os fios frágeis, ressecados e com maior probabilidade de quebra. Por isso, o primeiro passo para um detox é usar produtos sem sulfato, que limpam de forma mais suave, mantém os fios hidratados e evitam o ressecamento. A sensação da pouca espuma pode até parecer que seus cabelos não estão sendo limpos direito, mas não se preocupe: dessa forma, você garante sim uma boa limpeza e deixa os fios muito mais saudáveis.

2 – Perca bastante tempo limpando o couro cabeludo

Não tenha medo ou preguiça na hora de esfregar a região durante o banho. Mas atenção: isso não significa colocar muita força no procedimento, mas massagear o couro cabeludo apenas com uma leve pressão, deslizando os dedos de forma circular, sem usar as unhas, fazendo com que os resíduos sejam eliminados mais facilmente. Além do xampu sem sulfato, você pode optar por um com ação esfoliante, que melhora a circulação e estimula o funcionamento correto das glândulas sebáceas.

 3 – Mantenha o condicionador longe do couro cabeludo 

No detox capilar também vale a boa e velha regra de qualquer procedimento: não passe o condicionador na raiz, apenas nas pontas, evitando o excesso de oleosidade na região, que pode levar ao aparecimento de caspa. Além de deixar resíduos no couro cabeludo, o condicionador em excesso faz o aspecto dos fios ficar mais pesado e opaco. Ah, e outra dica muito importante: enxague bastante os cabelos, sem deixar qualquer resto do produto nos cabelos; é mito aquela história de que um restinho de condicionador nos fios ajuda a controlar o volume.

4 – Evite finalizadores no dia do detox

Grande parte dos finalizadores, como ativadores de cachos, reparadores de pontas, mousses, pomadas e óleos sem enxágue são à base de silicone, com resíduos difíceis de serem dissolvidos, e que se instalam no couro cabeludo. Essas partículas acabam obstruindo a drenagem do sebo da raiz para as pontas, causando ressecamento e provocando descamação. Não que o uso esporádico desses produtos seja ruim, mas se o seu objetivo é promover uma desintoxicação capilar, não é recomendado usá-los no dia do seu detox.

5 – Enxague os fios com água mineral

Uma ótima dica é enxaguar os cabelos com água mineral! A água do chuveiro contém cloro e, com o passar do tempo, quando a substância entra em contato com outros ativos, como os da coloração, por exemplo, pode deixar os fios ressecados, fracos e propensos à queda. Como a água mineral tem menos agentes químicos, os cabelos ficam mais soltos e com mais brilho.

Leia também:

Sabe a diferença entre luzes e reflexo? Veja 12 termos para aprender já

Yanna Lavigne revela seus truques caseiros para cuidar dos cabelos

Transição capilar: Camila Farias conta como as tranças ajudaram no processo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra