Cabelo longo para todas: inspire-se em cortes de famosas dos 20 aos 60 anos
Rodrigo Cintra
17/10/2017 08h00
Mesmo com as temperaturas subindo, os cabelos compridos continuam entre os mais desejados pelas mulheres. O comprimento queridinho das brasileiras é na altura dos seios. Mas atenção: não existe certo e errado. E sim uma avaliação com base nas técnicas do visagismo para escolher o longo perfeito para cada perfil.
Sinônimo de sensualidade, os fios compridos combinam com mulheres de diferentes idades. Muita gente acredita que ele pode pesar ou envelhecer o visual. Mas essa seriedade só aparece para quem opta por um corte reto e monocromático.
A seguir, veja dicas para ter o longo dos sonhos dos 20 aos 60 anos:
20 anos
Inspiração: Yasmin Brunet, 29 anos
Yasmin Brunet e seus fios longuíssimos (Foto: Divulgação)
Na fase dos 20, vale apostar no longão, com comprimento abaixo dos seios. Mas até para as mais novinhas o importante é sempre dar movimento ao corte para não ficar com aquele cabelão sem graça. Portanto, mantenha pontas desconetadas ou valorize o poder das camadas.
30 anos
Inspiração: Grazi Massafera, 35 anos
Os cabelos de Grazi estão na altura dos seios (Foto: Raquel Cunha/Divulgação/TV Globo)
A partir dos 30, o longo até a altura dos seios é um dos mais aplicáveis. E as técnicas de coloração vêm para somar. Aí tem para todos os gostos: ombré; light contour, com luzes mais marcadas na frente e raiz com efeito natural, indicado para loiras; e o duo color, que combina tons de marrom, chocolate e caramelo, trazendo luminosidade para as morenas.
40 anos
Inspiração: Maria Fernanda Cândido, 43 anos
Maria Fernanda Candido aposta no movimento e na textura (Foto: Globo/Marilia Cabral)
Os fios desconetados sempre vão garantir um look jovial, portanto, vale sempre pedir ao profissional que dê movimento ao cabelo com o efeito repicado. Só precisar tomar cuidado para não deixar o corte volumoso. Outra dica é brincar com as texturas. Você pode usar o cabelo liso para o trabalho ou evento e abusar do messy hair ou de ondas para um look mais descontraído. As franjas também podem ser valiosas. As de lado ou nas sobrancelhas estão fazendo a cabeça de muita gente que tem vontade de mudar sem mexer tanto no comprimento.
50 anos
Inspiração: Claudia Raia, 50 anos
As pontas do cabelo de Claudia Raia estão levemente desfiadas, o que deixa o visual mais leve (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
O cabelo nos ombros cai bem e fica no meio termo. Traz a sofisticação dos fios médios e o poder de alongar o rosto, característica dos fios compridos. O que deve-se levar em consideração é o estilo de cada mulher. O blunt cut é bastante indicado para as mais clássicas. Outra forma de modernizar o corte reto é suavizá-lo com as pontas levemente desfiadas. A coloração também ajuda a deixar o visual mais jovem.
60 ou mais
Inspiração: Bruna Lombardi, 65 anos
Bruna Lombardi sabe muito bem valorizar a textura original de seus fios (Foto: Divulgação)
Avalie um corte que valorize a textura original dos fios. As nuances e pontos de iluminação estratégicos são sempre muito bem-vindos para realçar o contorno facial, assim como camadas e desfiados para deixar o look atual.
Gostaram das sugestões? Para manter os fios longos impecáveis, desembarace-os durante o banho, mantenha-os hidratados, principalmente as pontas, tenha por perto óleos e sprays para finalização e faça a manutenção do corte a cada dois meses.
Sobre o autor
Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.
Sobre o blog
Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!