Topo

Cabelo no verão: 11 dicas para blindar fios contra sal, suor, cloro e sol

Universa

20/11/2018 05h00

Nada de fios ressecados no verão! Veja como deixar o cabelo resistente às intempéries da estação (Foto: iStock)

Danos provocados pelo sol são responsáveis pelo cabelo opaco, ressecado e sem brilho. Os raios UVB promovem perda de proteína e os raios UVA causam desbotamento precoce, alterando a cor. Além da radiação, sal, suor e cloro são aliados na hora de prejudicar o look.

Este é o momento para se armar contra os indesejados efeitos do calor e manter os fios intactos. Siga estas dicas para bater cabelo durante toda a estação.

Veja também

1. Prepare os fios antes da temporada de sol e mar

Tratamentos como infusão de aminoácidos para fechar as cutículas são uma forma de prevenção e de proteção do cabelo.

2. Recheie o nécessaire com finalizadores com FPS

Estes produtos evitam o desbotamento precoce, aumentando a durabilidade da cor e minimizando os estragos do sal e cloro.

3. Lave a cabeça após o banho de mar ou piscina

Curta o banho de mar ou piscina à vontade. Mas, assim que sair, lave os fios com água mineral ou termal. O acúmulo de sal e cloro resulta em ressecamento e o contato constante com o sol ainda pode oxidar a fibra do cabelo e alterar a cor. Para potencializar o cuidado, tenha por perto um fluido hidratante, também com proteção, para hidratar.

4. Não deixe os cabelos úmidos

É comum querer deixar os fios molhados para refrescar e afastar o calor e, assim, se livrar do secador. Mas, quanto mais úmidos, maior a vulnerabilidade do cabelo para a quebra. Então, use o aparelho em uma temperatura entre 100 e 150 graus. A partir de 200, a água evapora muito rápido e cria bolhas de ar, o que é prejudicial aos fios.

5. Aposte no protetor térmico

Você não precisa abandonar o uso de prancha, babyliss ou secador. Use e abuse do protetor térmico, e jogue um jato de vento frio ao final, para prevenir o ressecamento e garantir o brilho.

6. Intensifique as máscaras

Nessa época, os fios costumam ficar mais secos. A dica é intensificar o uso de máscaras hidratantes. Dê preferência a produtos à base de óleos vegetais extraídos de frutas ou sementes, como uva, abacate, coco, amêndoas e argan. O óleo de jojoba, por exemplo, é rico em ácidos graxos e ajuda a criar um filme protetor no fio.

7. Lembre-se do leave-in

Verão é sinônimo de praticidade. Por isso, o leave-in com proteção UVA/UVB é sempre bem-vindo. Opte pelos fluidos para a praia pela facilidade. Basta borrifar direto no cabelo sem ter que usar as mãos.

8. Capriche nos penteados

Fios soltos aumentam a sensação de calor e o suor. E essa é a estação para abusar dos penteados. Mas na hora de prender o cabelo, esqueça os elásticos de borracha e silicone. Uma sugestão: explore os palitinhos de madeira ou plástico.

9. Invista em produtos nutritivos

O sol não é o único vilão. Outros agentes externos, como poluição e vento, levam componentes importantes do cabelo embora. Então, invista em xampus e condicionadores nutritivos.

10. Use chapéu

A proteção não está apenas em produtos. A saúde capilar pode ganhar outros protagonistas. Os chapéus são perfeitos para proteger o cabelo dos raios solares.

11. Cuidado com as mudanças de cor

As loiras podem sofrer com cabelo verde ao ter os fios em contato com a água da piscina por conta da presença do sulfato de cobre. O ideal é tomar uma chuveirada antes de entrar na água e aplicar xampu antirresíduo depois. Há quem use xampu desamarelador, mas ele tem apenas a função de tirar o tom amarelado dos fios. Nesse caso, o processo de matização resolve melhor o problema. Procure um profissional de confiança para devolver o tom ideal ao seu cabelo. Já as morenas ganham reflexos avermelhados com aspecto de queimado com a exposição solar. Aposte nas máscaras tonalizantes para manter a cor original.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cabelo no verão: 11 dicas para blindar fios contra sal, suor, cloro e sol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Mais Posts