Máscara capilar: como aplicar corretamente e escolher o tratamento certo
Universa
06/11/2018 05h00
Vale usar um pente de madeira para espalhar melhor a máscara nos fios (Foto: iStock)
Os incômodos capilares até podem ser os mesmos: ressecamento, opacidade, porosidade, falta de brilho. Muita gente resume a hidratação como principal ferramenta de prevenção e tratamento. Sim, ela é mesmo importante!
Veja também
- SPFW N46: Semana de moda dita oito inspirações para os cabelos
- Cabelo curto como o de Deborah Secco? Veja como deixar o pixie bem estiloso
- Flávia Alessandra em 'O Sétimo Guardião': os segredos do cabelo volumoso
Mas você sabia que existem diferenças entre as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução? A opção errada, o excesso de produto, o manuseio incorreto e a frequência exagerada resultam em um cabelo extremamente pesado e sem vida. É preciso entender a diferença entre elas e identificar qual a mais indicada para o seu caso:
Máscara de hidratação: antídoto ideal contra textura áspera, pontas duplas, fios secos, que ficam constantemente expostos ao calor provocado pelo secador, babyliss e prancha. Atua na recuperação da água do fio, formando uma película de proteção e devolvendo a maciez.
Máscara de nutrição: recomendada para cabelos sem brilho e com sensação áspera. Tem como finalidade repor ativos essenciais na composição do fio, como os lipídios e as proteínas. Deixa os fios encorpados e sedosos.
Máscara de reconstrução: deve ser usada por quem precisa de um tratamento mais intenso, com a absorção de substâncias como queratina, creatina e aminoácidos, indispensáveis para a formação do fio e o combate do efeito quebradiço, principalmente nas pontas.
Se ficar em dúvida, passe pela avaliação de um profissional, que analisará os fios da raiz às pontas para indicar o protocolo correto.
Tratamento à prova de erros
Para prevenir o efeito rebote, o ritual da aplicação deve seguido da maneira correta. Tudo vai depender do estado do fio, mas algumas dicas podem ajudar bastante a evitar erros. Vamos lá:
- Escolha as máscaras certas para o seu problema.
- Aplique uma vez por semana ou a cada 15 dias.
- Não coloque as mãos dentro do pote. Separe a quantidade que for usar em um recipiente. Não use colheres de metal, pois acabam oxidando o produto e diminuindo a ação nos fios. Prefira utensílios de madeira ou plástico.
- Siga o seguinte ritual: lave os fios com xampu e, em seguida, espalhe a máscara no cabelo úmido, seguindo o tempo de pausa apontado na embalagem. Não precisa deixar nem um minuto a mais, pois a máscara já apresenta a concentração necessária. Enxágue e finalize com condicionador. Há quem não passe o último item — o seu cabeleireiro pode sugerir o que trará um melhor resultado.
Portanto, nada de usar máscara todos os dias ou aplicar o produto em excesso, para não deixar os fios pesados e opacos. Escolha a máscara correta, siga as dicas de aplicação e seus cabelos ficarão lindos e saudáveis!
Sobre o autor
Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.
Sobre o blog
Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!