Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Máscara, leave-in, óleo, spray... para que serve cada produto de cabelo

Universa

10/07/2018 05h00

(Foto: Getty Images)

Você adora colecionar produtos de beleza? Tem um nécessaire em casa, na bolsa, na gaveta do trabalho, espalha mil e um itens na bancada do banheiro ou quarto? No quesito cabelo, há muita variedade, mas quais são as reais funções ou benefícios de cada produto?

Veja também

Portanto, antes de adquirir mais um artigo capilar, entenda se realmente vai fazer a diferença para você. Vem ver!

Ampola de tratamento

Ideais para a operação SOS capilar, normalmente são compostas por substâncias concentradas para um tratamento intensificado. O grande diferencial está no resultado em curto período de tempo. Muitas agem em apenas três minutos, devolvendo um cabelo hidratado e macio.

CC Cream

É o curinga absoluto, que reúne os ativos essenciais para agir de diversas formas, como hidratar, nutrir, desembaraçar, controlar o frizz, dar brilho e maciez, reparar pontas duplas, garantir proteção térmica e solar. Vale à pena ter.

Xampu e condicionador a seco

Quebra o galho e otimizar o tempo. Além de colaborar na redução de oleosidade, o xampu também ajuda para dar volume à raiz. O condicionador é uma opção temporária para disfarçar o cabelo ressecado, trazendo maciez instantânea. Não use em fios úmidos.

Gelatina

Queridinho das cacheadas, deixa os cachos mais definidos. Tem textura de gel e mantém os fios no lugar. Mas não exagere, caso contrário, você terá uma aparência "melecada". Reserve uma pequena quantidade nas mãos e espalhe nos fios, do comprimento às pontas. Para modelar, amasse suavemente com os dedos, no movimento de baixo para cima.

Leave-in

Para quem dar um "up" com um produto sem enxágue. Há versões para diferentes propósitos, como hidratar, proteger do sol, intensificar o liso. Fique de olho na quantidade aplicada: coloque uma medida que preencha apenas no centro das mãos e espalhe nos fios úmidos, no comprimento e pontas.

Máscara

São mais do que necessárias para manter a vitalidade capilar. Vale alternar os tipos de máscara, de acordo com o estado do seu cabelo. Você pode pedir uma avaliação mais detalhada para o seu cabeleireiro. As de hidratação nutrem e ajudam a acabar com a opacidade e ressecamento.

As de reconstrução trabalham na força dos fios, evitando quebra e queda constante. E ainda há as tonalizantes, que ajudam a reavivar a cor e o brilho.

Musse

Amigo número um do styling. Com ele é possível inventar os melhores penteados de acordo com o estilo desejado. O de volume garante aquele ar power maravilhoso e ainda tem a opção para modelar criando os mais despojados looks.

Óleo

Impossível não associar seu uso a um cabelo bastante hidratado, digno de comercial de xampu. No mercado, não faltam ativos naturais, como argan, coco, murumuru e abacate. Com certeza você não vai nem lembrar o que é frizz ou um bad hair day.

Pomada

Também colabora bastante em finalizações e no estilo wet para um look mais polido. Lembra uma espécie de gel. Além de auxiliar na definição, aumenta a durabilidade do look e acaba com os fios indesejáveis.

A versão em pó é excelente para quem tem fios mais finos e quer volume extra. Sabe aquele visual bagunçadinho, tendência por aí? Também é efeito da pomada em pó. Nesse caso, o produto é aplicado no cabelo seco diretamente na raiz.

Perfume para cabelo

Afasta aquele cheiro de cigarro ou dos resquícios da festa do dia anterior. Além de ser uma solução prática e rápida, é uma boa para dar sensação de limpeza e deixar um cheirinho gostoso. Só não vale usar todo dia: a proposta é aplicar esporadicamente, em situações emergenciais, como uma reunião ou um encontro de última hora.

Protetor térmico

É fundamental proteger os fios da ação quente do secador, prancha e babyliss: isso evita o ressecamento, opacidade e danos mais graves. A proposta desse produto é justamente criar uma barreira para preservar a saúde capilar.

Protetor solar

Da mesma forma que a gente precisa proteger a pele dos raios solares, o cabelo também sofre com essa interferência. Quem é adepto de coloração, por exemplo, ainda pode ficar com o tom desbotado. Lembre-se de espalhar o produto nos fios antes de curtir a praia.

Sérum e reparador de pontas

Superconcentrado de óleos, silicones e vitaminas, o sérum apresenta uma textura fluída e tem a capacidade de nutrir e resgatar a vitalidade dos fios. O reparador é mais específico para atuar nas extremidades, selando as pontas duplas do cabelo.

Nos dois casos, cuidado redobrado para não encharcar os fios com uma quantidade exagerada. Poucas gotas são suficientes para ter um resultado eficaz.

Spray

Servem para dar acabamento e cada um tem sua funcionalidade. Um dos mais usados é o spray de sal, que promove aquele estilo surfistinha, messy hair, como se tivesse acabado de sair da praia.

Quem tem fios ondulados e cacheados, pode aplicar e acentuar o resultado amassando com as mãos. As donas de fios lisos conseguem efeito melhor com a ajuda do babyliss. Já o de volume traz movimento e deixa os fios mais encorpados. Aconselhável passar tanto no comprimento quanto na raiz.

O de brilho é mais indicado para um efeito verniz, reluzente, enquanto o o spray fixador assegura que os fios não saiam do lugar e oferecem maior durabilidade ao penteado. A versão forte pode deixar o cabelo duro enquanto os mais suaves mantêm a naturalidade sem perder o movimento.

Xampu anti-resíduos

O excesso de resíduos prejudica a saúde dos fios e não deixa o cabelo respirar, além de criar uma camada impermeabilizante na cutícula, impedindo a passagem de nutrientes.  Por isso, vale fazer uma higienização com o xampu de limpeza profunda. Diferente do comum, deve ser usado apenas uma vez por semana.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra