Cronograma capilar: como recuperar a saúde e a beleza do cabelo em um mês
Se você é adepta de processos químicos, com certeza seus cabelos sofreram danos. Agentes externos, como vento, sol, poluição e umidade, além do excesso de chapinha e secador, também prejudicam os fios. É aí que entra em cena o cronograma capilar, recomendado não só para quem fez química, mas para todo tipo de cabelo. Trata-se de uma agenda de protocolos, que vai variar de acordo com as necessidades de cada cabelo.
O objetivo é recuperar a vitalidade capilar, devolvendo os nutrientes perdidos aos fios, ao aliar tratamentos de reconstrução, nutrição e hidratação. Quem é fã de inúmeras técnicas deve intensificar os protocolos com hidratação toda semana, reconstrução uma vez por mês e nutrição a cada 15 dias. As donas de fios afro devem alternar hidratação com nutrição, uma vez por semana, já que eles são mais secos. Já quem não é adepta de muitos procedimentos químicos pode aplicar o cronograma com os três tratamentos uma vez por mês. Todos eles são feitos separadamente, em dias diferentes, ok?
Sequência dos tratamentos e ativos recomendados
O primeiro passo é apostar em cuidados de dentro para fora do fio com a reconstrução, importante na reformulação das cadeias proteicas, com máscaras reconstrutoras, queratina líquida, ceramida e aminoácidos. Na sequência a proposta é nutrir com substâncias à base de óleos e vitaminas A, D e E, para manter a emoliência. E então, repor a massa perdida e alimentar a nova fibra capilar com muita hidratação, transferindo água para os fios, trazendo maciez, com ativos como vitamina B5 (dexapantenol), glicerina e trealose.
Os tratamentos podem alternar os princípios ativos e diminuir a partir do momento em que os fios apresentem melhora. O cronograma colabora para o crescimento e evita a opacidade e o frizz. Além disso, também é recomendado para dar mais saúde ao cabelo antes de submetê-lo ao próximo processo químico.
Para potencializar e aumentar a durabilidade do resultado, anote essas dicas: evite água quente e nunca penteie o cabelo molhado para evitar que as fibras quebrem. Desembarace os fios começando de baixo para cima. Primeiro as pontas, depois o comprimento e finalize da raiz às pontas. Olhe atentamente as instruções de uso de cada produto e respeite o tempo de pausa. Enxágue bastante para não ter acúmulo de substâncias. Isso pode obstruir os poros do couro cabeludo e deixar os fios pesados. E, por último, aplique protetor térmico antes do secador, chapinha e babyliss. Pronta para começar?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.