Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Danos capilares de verão: como prevenir e tratar os problemas nos cabelos

Rodrigo Cintra

23/01/2018 05h00

Rafa Brites ficou com os cabelos verdes pós-piscina neste verão (Foto: Reprodução)

 

Cabelo ao vento, sol, umidade, suor e poluição causam um processo oxidativo danoso aos fios, principalmente por conta dos raios UV. O sol prejudica a cutícula capilar, acabando com as proteínas, a melanina — responsável pela pigmentação — e também com a queratina. Isso pode transformar aquela linda cabeleira em fios desbotados, ressecados com possibilidade de quebra e sem brilho.

Queremos isso? É claro que não! Então, se identificar que está em uma emergência capilar, veja como driblar as ciladas da estação mais quente do ano com sabedoria e técnicas de salão:

Ressecamento, frizz e opacidade

A dobradinha vento e mar pode provocar aquela imagem de cabelo duro, que mal se mexe. Para evitar que os fios fiquem sem movimento, a ação mais eficaz é a hidratação. No verão, pode intensificar fazendo até três vezes na semana com máscaras à base de ceramidas, óleos vegetais e manteiga de karité. Uma dica é ter sempre à mão água termal ou uma garrafinha com água filtrada e leave-in. Passe o produto antes de entrar no mar ou piscina. O cabelo funciona como uma esponja. Se está cheio de uma substância, não irá absorver outra. Depois do mergulho, passe a água ou procure um chuveiro de água doce.

Quebra e queda

A prevenção ainda é a melhor solução: nada de dormir com o cabelo molhado só porque está calor. Os fios úmidos provocam caspa e estimulam a queda capilar. Então, seque-os antes de dormir, sem esquecer do protetor térmico. Também não passe o dia todo com eles presos, pois isso incentiva a quebra.

Fios verdes

Essa é uma preocupação constante das loiras, já que os fios sofrem alteração de cor pós piscina por conta do sulfato de cobre usado com o cloro. Primeiramente, invista no protetor solar e tome sempre uma chuveirada antes de cair na água. Se o pesadelo já aconteceu, use xampu e condicionador com pigmento violeta para neutralizar o tom e proteger o cabelo do efeito oxidante. Alguns truques caseiros também podem amenizar o estado "Hulk" dos fios: passe suco de laranja natural, pois a acidez do líquido ajuda a retirar o cloro concentrado no cabelo. Outra dica é aplicar leite nos fios e aguardar 15 minutos. Caso o efeito esverdeado não saia por completo, procure um profissional.

Desbotamento precoce

Os pigmentos das colorações ficam na parte superficial do fio, e por isso, o sol consegue promover o desbotamento. Tenha em mãos creme de pentear com filtro solar para usar antes e depois do mergulho. Secadores e outros aparelhos também acabam prejudicando, já que as cutículas ficam mais expostas. Hidrate e aposte nas máscaras tonalizantes uma vez por mês. Passe xampu respeitando o tempo de pausa.

Falta de brilho

Depois de um dia inteiro na praia é comum o cabelo ficar indisciplinado e sem brilho. Depois de lavar e hidratar os fios, um bom aliado é o sérum finalizador, capaz de domar os mais rebeldes. Ele ainda forma uma capa protetora no folículo. Cuidado: por ser mais concentrado, não use-o em exagero. Espalhe algumas gotinhas nas mãos e repasse pare o comprimento e pontas, evitando sempre a raiz.

Oleosidade

Esse é um aspecto bastante aparente no calor e que afeta o couro cabeludo, já que a oleosidade não chega no comprimento e pontas. Prefira água mais fria durante o banho e massageie a região com movimentos leves para não estimular mais a produção das glândulas sebáceas. Opte também por xampu e condicionador adstringentes e com pH neutro, além de tratamento detox para desobstruir os poros capilares.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra