Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Como acabar com as pontas duplas e ressecadas sem cortar os cabelos

Universa

24/07/2018 05h00

Não aguenta mais ter pontas duplas? É só dar um basta em alguns maus hábitos (Foto: Getty Images)

O fio de cabelo é formado por carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre, que, juntos, compõem a queratina. Essa proteína representa 85% do cabelo — o restante são 12% de água e 3% de lipídios. Quando a queratina está comprometida, o cabelo fica quebradiço e opaco. E surgem as pontas duplas.

Elas aparecem em cabelos ressecados e danificados: os fios ficam sensíveis e com as escamas abertas, e há o rompimento bem próximo aos extremos. Mas e aí, existe tratamento ou o jeito é apelar para a tesoura?

Veja também

Calma, é possível acabar com as pontas duplas sem cortar, sim! Para isso, vale entender algumas situações que intensificam esse problema:

Secador, chapinha e babyliss

Equipamentos térmicos deixam o cabelo menos saudável. O excesso de calor danifica os fios a longo prazo e faz as pontas duplas aparecerem rapidamente.

Para reverter: Se for realmente necessário usar esses aparelhos com frequência, não esqueça de aplicar um protetor térmico antes. Mas, de vez em quando, tente dar uma pausa e deixar os fios secarem naturalmente. E use o secador a, no mínimo, de 15 a 20 centímetros de distância do cabelo.

Escovação errada

Passar a escova com muita força nos fios pode arrebentá-los. Cabelos finos ou com química são ainda mais sensíveis.

Para reverter: Lembre-se sempre de desembaraçar os fios, inclusive, quando estiverem molhados. Se preferir, faça isso dentro do chuveiro após passar o condicionador. Mas use pente em vez de escova.

Tenha em mente que a escovação deve ser feita em três partes. Comece pelas pontas, comprimento e por último, raiz. Mantenha a higienização das cerdas das escovas em dia para evitar o acúmulo de resíduos de produtos, que podem favorecer o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Falta de hidratação

Cabelos secos e danificados costumam ter frizz, opacidade e pontas duplas por causa da falta de umidade na parte interna do fio.

Para reverter: Use produtos como leave-in e reparador à base de óleo e aposte em hidratações regulares com máscaras uma vez por semana em casa, e ao menos, a cada 15 dias no salão.

Uma sugestão é hidratar os fios na hora de dormir com reparador de óleo de argan para regenerar a fibra capilar. Detalhe: coloque apenas algumas gotinhas na mão e espalhe no comprimento, e principalmente, nas pontas, nunca na raiz.

Muitos procedimentos químicos

Processos intensos de coloração e descoloração podem danificar a fibra capilar, principalmente se os fios não forem protegidos com produtos específicos antes de receber a tinta. Outro problema é aplicar substâncias sem qualidade. Além das pontas duplas, tudo isso pode resultar em quebra.

Para reverter: Na recuperação do cabelo, o profissional poderá indicar tratamentos de reconstrução para devolver o que foi perdido com os nutrientes necessários.

 

Essas dicas vão aplacar os maiores causadores das pontas duplas. Mas se você é daquelas que fogem da tesoura achando que o corte é necessário apenas para uma mudança significativa, fica um alerta especial: o indicado é fazer a manutenção a cada dois meses, dependendo do corte e do estado da saúde capilar.

Há quem precise de reparos a cada 30 dias ou aumente a pausa até três meses. Além de um caimento mais perfeito para ressaltar o rosto, isso vai ajudar a acabar com o efeito ressecado e favorecer o crescimento natural dos fios.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra