Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

No poo e low poo: o que são essas formas de lavar o cabelo e como começar

Rodrigo Cintra

13/02/2018 05h00

Já pensou em deixar o xampu de lado? Pode ser bom para os seus cabelos! (Foto: iStock)

 

Cosméticos com fórmulas mais leves, sem carregar em ativos químicos e sintéticos — como sulfatos, silicones e parafina líquida — ganham cada vez mais adeptas. As práticas do no poo e do low poo retratam bem essa mudança de hábito, em novas formas de limpar os cabelos sem abrir mão da proteção e da hidratação natural dos fios.

Low poo

Quem adota o estilo low poo deixa de usar xampus à base de emulsionantes, silicones, parafina líquida e outros ativos derivados do petróleo. A ideia é optar por produtos sem sulfato em sua composição — uma espécie de detergente, que usado em grandes quantidades, como nos xampus normais, retira a gordura natural da camada lipídica e do couro cabeludo, provocando ressecamento.

A proposta é limpar sem retirar os óleos naturais com esses produtos específicos e pode ser aplicada em todos os tipos de fio, do liso ao cacheado.

No poo

Já os resultados do no poo, sem xampu, aparecem melhor nos cabelos mais grossos, frisados e que não mantém a umidade natural, como os cacheados. As donas de fios finos e muito oleosos devem evitar. Neste caso, a higienização é feita com a técnica do co-wash. O protagonista é o condicionador.

Aqui, a preferência também é por produtos sem sulfato, silicone e derivados de petróleo. Opte por fórmulas com ativos naturais, como manteiga de karité e aloe vera. Mas atenção: o uso deve ser feito apenas no comprimento e nas pontas. Para potencializar a hidratação, aposte em máscaras uma vez na semana.

Como começar

O mais importante para quem nunca passou pela experiência é aderir a esse estilo de maneira gradativa. Dê um passo de cada vez.

  • Primeiro, evite finalizadores, para acabar com resíduos químicos nos fios e couro cabeludo;
  • Inicie a adaptação pelo processo low poo. Isso dará tempo de você avaliar os benefícios e saber se quer passar ao próximo passo;
  • Se quiser testar o no poo, aposte em um detox do couro cabeludo antes para uma limpeza profunda, desobstruindo os poros;
  • Os cabelos acostumados a processos químicos podem demorar para exibir os efeitos. Não desanime, pois os resultados aparecerão, em forma de fios mais saudáveis e hidratados.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra