Tipos de cachos: como identificar o seu e dicas para cuidar do jeito certo
O padrão liso chapado adquirido com progressivas, reinante por um longo período, perdeu o trono absoluto. As brasileiras estão cada vez mais decididas a encarar a liberdade dos fios originais, se distanciando de padrões. A moda é desfilar a diversidade com texturas e tipos de fios variados.
Um estudo divulgado pelo Google BrandLad no ano passado mostrou crescimento de 232% no interesse pela textura encaracolada e 309%, nos últimos dois anos, pelo cabelo afro. E a TV também retrata grandes referências, como os visuais arrebatadores de Taís Araújo, em "Mister Brau", e Fabíula Nascimento, em "Segundo Sol".
Veja também
- Cabelos cacheados e crespos: veja 6 erros comuns que detonam os fios
- Criança que teve cabelo alisado recupera cachos: "Me sinto mais bonita"
- Descubra como ter cachos definidos por mais tempo com estas 6 dicas fáceis
Vale tudo para manter a beleza e a saúde dos cachos, longe do ressecamento, já que por conta do formato dos fios anelados, a oleosidade natural não chega às extremidades com tanta facilidade. O segredo é saber identificar o tipo de fio – do ondulado ao crespo – para adotar hábitos certeiros na hora do cuidado diário.
Conheça a classificação para entender melhor em qual categoria se encaixa o seu fio e siga as dicas para mandar ver na ondulação e ter cachos no melhor estilo:
Ondulados
É o meio termo entre fios lisos e enrolados. A ondulação pode ser marcada ou suave. Os ondulados estão na categoria 2 (seguidos dos lisos, na 1) e subdivididos em:
2A: apresenta a raiz totalmente lisa com leves ondulações no comprimento e extremidades. Nesse caso, as ondas são abertas e espaçadas com volume moderado e imprime aquele visual surfistinha, característica do messy hair, sucesso entre as it girls. Quem tem ondulação natural pode tirar proveito apenas amassando os fios suavemente com a ajuda do spray de sal. Já as donas de cabelo liso, precisam de um empurrãozinho do babyliss ou escova moderada.
2B: tem raiz lisa com as ondulações mais presentes e próximas, dando ênfase a esse tipo textura. O volume é mais acentuado. Se você não aprecia um cabelo tão cheio, opte por um corte que alongue mais o semblante, a partir do queixo, e suavize o excesso com camadas ou fios desconectados. Cuidado para não escolher uma altura muito curta, senão o efeito será o contrário, dando mais volume.
2C: a ondulação aparece desde a raiz até as pontas com pouco intervalo entre elas. Apesar do volume extra, as ondas têm formas mais definidas do que as anteriores. É possível acentuar esse look com mousse ou spray para criar um styling diferente.
Cacheados
São mais definidos que os ondulados e podem ser abertos ou fechados com espirais intercaladas ou próximas uma das outras. Estão na categoria 3.
3A: pode ser considerado um estágio seguinte do ondulado com cachos soltos e formato em espiral da raiz às pontas.
3B: esse formato de cacho tem maior definição e também inicia na raiz. Os anéis podem ser fechados ou abertos e têm mais volume.
3C: são aqueles cachos menores e ficam mais próximos uns dos outros, com menos espaço entre eles. Em todas as versões, ganham um up com o auxílio do difusor e produtos específicos para aumentar volume ou dar definição.
Crespos
Essa textura apresenta cachos menores e mais apertados desde a raiz. É necessário um cuidado extra na hidratação, já que a oleosidade natural não chega nas pontas, provocando ressecamento, e muitas vezes, deixando-os até mais sensíveis. Categoria 4!
4A: enrolado da raiz às pontas, tem cachos pequenos e iguais por toda a extensão, o que faz destacar bastante o volume.
4B: os cachos são ainda menores e mais apertadinhos do que na versão anterior, acentuando o topo da cabeça, deixando essa região mais encorpada.
4C: é um mix das categorias anteriores e o resultado são cachos com definição menor. Por conta disso, é indicado o uso de produtos específicos, como ativador de cachos, leave-in, mousse e spray para valorizar o formato anelado.
Siga essas dicas e dê um upgrade em todo tipo de cacho:
Assuma seus cachos:
Muita gente está abandonando os procedimentos de alisamento e encarando a transição para voltar aos cachos. É preciso ter paciência nesse período, já que as pontas permanecem lisas. Você pode usar a abusar de acessórios, como tiaras, headbands, bandanas, faixas, criar novos penteados ou modelar a parte lisa com babyliss ou escova.
Não lave todo dia:
É possível espaçar o tempo entre uma lavagem e outra, já que o aspecto oleoso demora para aparecer nos fios cacheados. Não há necessidade de lavar o cabelo todos os dias. E não se preocupe: nada de bad hair day até três dias.
Use o pente certo:
A ideia é aproveitar o banho ou o pós para desembaraçar os fios, com os cabelos ainda úmidos. Pentear os fios secos pode desfazer os cachos. E nada de escova! Prefira um pente com dentes largos e não terá de lidar com quebra.
Hidrate toda semana:
Os cachos tendem a ser mais ressecados, portanto, tenha sempre em casa uma máscara de hidratação e faça o ritual toda semana. Para potencializar o resultado, visite o salão ao menos uma vez por mês para que o profissional possa fazer uma avaliação mais detalhada da situação capilar. Outra dica é aderir à técnica de umectação. Aplique óleo da raiz as pontas e deixe agir durante a noite, lavando no dia seguinte.
Tenha um arsenal de ouro:
Conte com produtos específicos de acordo com as necessidades de seu cabelo, seguindo as orientações do seu cabeleireiro. Aparelhos, como babyliss e escova para modelar, contribuem para definir melhor os fios ondulados, assim como o difusor para os cacheados e crespos.
Capriche no amassado:
O seu toque faz toda a diferença. Então, para ajudar na definição, espalhe um pouco de leave-in nas mãos ainda com os fios úmidos, e suavemente, amasse no sentido das pontas para a raiz. No caso do cabelo ondulado, vale usar spray de volume. Jogue a cabeça para baixo e depois arrume-o do jeito que lhe agradar mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.