Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Tipos de cachos: como identificar o seu e dicas para cuidar do jeito certo

Universa

31/07/2018 05h00

 

O padrão liso chapado adquirido com progressivas, reinante por um longo período, perdeu o trono absoluto. As brasileiras estão cada vez mais decididas a encarar a liberdade dos fios originais, se distanciando de padrões. A moda é desfilar a diversidade com texturas e tipos de fios variados.

Um estudo divulgado pelo Google BrandLad no ano passado mostrou crescimento de 232% no interesse pela textura encaracolada e 309%, nos últimos dois anos, pelo cabelo afro. E a TV também retrata grandes referências, como os visuais arrebatadores de Taís Araújo, em "Mister Brau", e Fabíula Nascimento, em "Segundo Sol".

Veja também

Vale tudo para manter a beleza e a saúde dos cachos, longe do ressecamento, já que por conta do formato dos fios anelados, a oleosidade natural não chega às extremidades com tanta facilidade. O segredo é saber identificar o tipo de fio – do ondulado ao crespo – para adotar hábitos certeiros na hora do cuidado diário.

Conheça a classificação para entender melhor em qual categoria se encaixa o seu fio e siga as dicas para mandar ver na ondulação e ter cachos no melhor estilo:

Ondulados

É o meio termo entre fios lisos e enrolados. A ondulação pode ser marcada ou suave. Os ondulados estão na categoria 2 (seguidos dos lisos, na 1) e subdivididos em:

2A: apresenta a raiz totalmente lisa com leves ondulações no comprimento e extremidades. Nesse caso, as ondas são abertas e espaçadas com volume moderado e imprime aquele visual surfistinha, característica do messy hair, sucesso entre as it girls. Quem tem ondulação natural pode tirar proveito apenas amassando os fios suavemente com a ajuda do spray de sal. Já as donas de cabelo liso, precisam de um empurrãozinho do babyliss ou escova moderada.

2B: tem raiz lisa com as ondulações mais presentes e próximas, dando ênfase a esse tipo textura. O volume é mais acentuado. Se você não aprecia um cabelo tão cheio, opte por um corte que alongue mais o semblante, a partir do queixo, e suavize o excesso com camadas ou fios desconectados. Cuidado para não escolher uma altura muito curta, senão o efeito será o contrário, dando mais volume.

2C: a ondulação aparece desde a raiz até as pontas com pouco intervalo entre elas. Apesar do volume extra, as ondas têm formas mais definidas do que as anteriores. É possível acentuar esse look com mousse ou spray para criar um styling diferente.

Cacheados

São mais definidos que os ondulados e podem ser abertos ou fechados com espirais intercaladas ou próximas uma das outras. Estão na categoria 3.

3A: pode ser considerado um estágio seguinte do ondulado com cachos soltos e formato em espiral da raiz às pontas.

3B: esse formato de cacho tem maior definição e também inicia na raiz. Os anéis podem ser fechados ou abertos e têm mais volume.

3C: são aqueles cachos menores e ficam mais próximos uns dos outros, com menos espaço entre eles. Em todas as versões, ganham um up com o auxílio do difusor e produtos específicos para aumentar volume ou dar definição.

Crespos

Essa textura apresenta cachos menores e mais apertados desde a raiz. É necessário um cuidado extra na hidratação, já que a oleosidade natural não chega nas pontas, provocando ressecamento, e muitas vezes, deixando-os até mais sensíveis. Categoria 4!

4A: enrolado da raiz às pontas, tem cachos pequenos e iguais por toda a extensão, o que faz destacar bastante o volume.

4B: os cachos são ainda menores e mais apertadinhos do que na versão anterior, acentuando o topo da cabeça, deixando essa região mais encorpada.

4C: é um mix das categorias anteriores e o resultado são cachos com definição menor. Por conta disso, é indicado o uso de produtos específicos, como ativador de cachos, leave-in, mousse e spray para valorizar o formato anelado.

 

Siga essas dicas e dê um upgrade em todo tipo de cacho:

Assuma seus cachos:
Muita gente está abandonando os procedimentos de alisamento e encarando a transição para voltar aos cachos. É preciso ter paciência nesse período, já que as pontas permanecem lisas. Você pode usar a abusar de acessórios, como tiaras, headbands, bandanas, faixas, criar novos penteados ou modelar a parte lisa com babyliss ou escova.

Não lave todo dia:
É possível espaçar o tempo entre uma lavagem e outra, já que o aspecto oleoso demora para aparecer nos fios cacheados. Não há necessidade de lavar o cabelo todos os dias. E não se preocupe: nada de bad hair day até três dias.

Use o pente certo:
A ideia é aproveitar o banho ou o pós para desembaraçar os fios, com os cabelos ainda úmidos. Pentear os fios secos pode desfazer os cachos. E nada de escova! Prefira um pente com dentes largos e não terá de lidar com quebra.

Hidrate toda semana:
Os cachos tendem a ser mais ressecados, portanto, tenha sempre em casa uma máscara de hidratação e faça o ritual toda semana. Para potencializar o resultado, visite o salão ao menos uma vez por mês para que o profissional possa fazer uma avaliação mais detalhada da situação capilar. Outra dica é aderir à técnica de umectação. Aplique óleo da raiz as pontas e deixe agir durante a noite, lavando no dia seguinte.

Tenha um arsenal de ouro:
Conte com produtos específicos de acordo com as necessidades de seu cabelo, seguindo as orientações do seu cabeleireiro. Aparelhos, como babyliss e escova para modelar, contribuem para definir melhor os fios ondulados, assim como o difusor para os cacheados e crespos.

Capriche no amassado:
O seu toque faz toda a diferença. Então, para ajudar na definição, espalhe um pouco de leave-in nas mãos ainda com os fios úmidos, e suavemente, amasse no sentido das pontas para a raiz. No caso do cabelo ondulado, vale usar spray de volume. Jogue a cabeça para baixo e depois arrume-o do jeito que lhe agradar mais.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra