Topo
Rodrigo Cintra

Rodrigo Cintra

Categorias

Histórico

4 dicas para seguir antes de aderir ao cabelo lavanda, a cor do momento

Universa

03/09/2019 04h00

Katy Perry durante a entrega do Grammy em 2015, na Califórnia (Foto: Getty Images)

Se você ama os fios coloridos, uma nova tendência chega para fazer sua cabeça: os cabelos lavanda. Já usada por celebridades como Katy Perry, Kelly Osbourne e Kylie Jenner, a cor é o tom da vez para a próxima estação, a primavera, que começa em 23 de setembro. Suas nuances, mais frias, escuras, claras ou metalizadas, combinam com todos os tipos de pele. No entanto, antes de aderir a alguma delas, veja as quatro dicas a seguir: elas vão te ajudar muito a decidir se você deve ou não embarcar nessa onda!

Veja também:

1. Faça o teste de mecha

Ele é imprescindível, pois é assim que você vai saber se o seu cabelo aguenta a descoloração, processo necessário para alcançar qualquer tom colorido. Todo o processo pode ser feito no mesmo dia. A descoloração tem que acontecer de maneira uniforme, em um tom, pelo menos, de loiro claríssimo, e sem pigmentos dourados. Só então é feita a pigmentação até chegar ao tom lavanda escolhido.

2. Invista na manutenção frequente

É muito importante selar a cutícula do fio, logo após esse procedimento, para que ele recupere os nutrientes perdidos. E é bom sempre lembrar: descolorir é um processo que danifica demais os cabelos! Portanto, se você não é do tipo que curte fazer hidratação ou manutenção frequentes, pelo menos duas vezes por mês, pense bem antes de passar por essa mudança. É preciso ter isso em mente, já que, além do cabelo ficar bem ressecado, a cor desbota muito e exige uma tonalização constante, de 20 em 20 dias, para que não aconteça de algumas partes ficarem brancas.

3. Evite piscina e água do mar

Nem precisa dizer que a água da piscina e do mar também estão proibidas, né? O problema da piscina não é nem o cloro, mas sim o sulfato de cobre. A substância penetra na cutícula dos fios e cabelos coloridos e, se eles estiverem muito ressecados ou porosos, provavelmente o tom vai mudar. O mesmo acontece quando você entra no mar, já que a água salgada acelera a desidratação das madeixas, deixando-as opacas, ressecadas e com uma textura desagradável.

4. Use protetor solar nos fios

Outra dica muito importante é passar protetor solar todos os dias e não se expor muito ao sol, para não danificar os fios. De maneira geral, essas são as mesmas recomendações para quem tem o cabelo descolorido. Ah, e também é imprescindível usar um protetor térmico antes do secador, chapinha ou babyliss. Como os fios já vão estar bem frágeis, o indicado é não usar essas ferramentas todos os dias.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Mais Blog do Rodrigo Cintra