Topo
Rodrigo Cintra

Rodrigo Cintra

Categorias

Histórico

Pontas duplas têm salvação? Veja 5 dicas para salvar o seu cabelo

Universa

17/09/2019 04h00

17

Além de darem um aspecto de cabelo desleixado, as pontas duplas mostram que a saúde dele não vai bem: elas são o reflexo da desidratação dos fios. Os cabelos são divididos em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, camada externa, composta de escamas que se sobrepõem. Os fios saudáveis têm essas escamas unidas por dentro, com a proteína ceramida, e por fora, com a gordura. Quando essas escamas estão abertas, e, consequentemente, ressecadas, o fio fica sensível e mais propenso a rompimentos. É daí que sugem as pontas duplas.

Elas podem surgir por vários motivos: desgaste natural dos fios, uso constante do secador, chapinha e babyliss, além de outros fatores como escovação errada, lavagem, exposição ao sol e até a poluição, que enfraquece a camada protetora dos fios. O cabelo seco é um dos mais propensos a ter pontas duplas, já que é o tipo que precisa de mais hidratação para não ficar mais ressecado. Veja cinco dicas para evitar esse problema.

1 – Evite secador e chapinha

É preciso diminuir o uso do secador, chapinha e babyliss. Outra dica importante é jamais prender os fios quando eles estiverem molhados. E nada de tentar resolver o problema em casa, usando uma tesoura para tirar somente as pontas duplas: isso vai acabar com o seu corte. A prevenção inclui ainda cortar os fios regularmente, hidratar semanalmente com uma máscara nutritiva, investir em filtro solar, para proteger os cabelos, e usar produtos à base de queratina. Além, é claro, de usar produtos protetores antes de fazer químicas e descolorações, já que esses procedimentos danificam a estrutura do fio.

2 – Invista na hidratação

Existem várias formas de tratamento. Em casa, aposte no leave-in, óleos e silicones, que minimizam o efeito de pontas duplas até a próxima lavagem. Outra opção são as máscaras de hidratação, que podem ser daquelas em que o tempo de pausa é de três minutos, ou, então, as que são indicadas para uso noturno. Nesse caso, como são feitas em casa, o ideal é que seja uma vez por semana. Investir em hidratação no salão, a cada 15 dias, também é fundamental, já que só profissionais conseguem ter acesso a um mix de nutrientes para fortalecer os fios. Ah, e a cauterização é uma boa dica para ajudar a reestrutura o fio, minimizando o aspecto das pontas duplas.

3 – Existe técnica para secar

Se for inevitável o uso do secador, aplique sempre um protetor térmico antes do uso da ferramenta. O ideal é pentear os fios, para não correr o risco de quebrá-los, separá-los em mechas e depois começar a secar. Lembre-se de deixar o secador a uma distância de 15 a 20 centímetros do cabelo. No caso da chapinha, também é necessário passar o protetor térmico antes do uso e, preferencialmente, deslizar o aparelho bem rápido pelos fios. Isso evita com que eles fiquem mais danificados.

4 – Corte regularmente

Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas, o indicado, geralmente, é cortar a cada dois meses; tem gente que tem o cabelo mais saudável e o corte pode ser renovado de três em três meses. Evite cortar com a navalha, pois ela ajuda a aumentar as pontas duplas.

5 – Aplique óleo de argan no cabelo antes de dormir

Existem produtos específicos para serem aplicados antes de dormir e que ajudam a regenerar a fibra dos cabelos. Um deles é o óleo de argan. Coloque algumas gotas na palma da mão, esfregue uma na outra e aplique nos cabelos, da metade para a raiz, espalhando bem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Mais Blog do Rodrigo Cintra