Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Escovar os cabelos antes de dormir e mais 5 dicas para deixá-los lindos

Rodrigo Cintra

20/02/2018 05h00

Escovar os cabelos antes de dormir ajuda a deixá-los mais bonitos (Foto: iStock)

 

Quando falamos em cuidados capilares, logo pensamos em procedimentos, como hidratações, técnicas de nutrição e reconstrução. Isso tudo faz parte, lógico, ainda mais porque os fios sofrem ações de agentes externos, como sol, poluição, vento e cloro. Mas seu cabelo precisa de diversas ações diárias — desde ficar de olho em cada refeição até buscar práticas para deixá-lo sempre em ordem. E para isso é preciso entender que o seu cabelo tem fome de…

Ser bem escovado

Muitas pessoas pulam essa parte, secando e às vezes dando aquela estilizada apenas com finalizadores e as mãos. Tudo bem! Mas pelo menos na hora de dormir vale a prática de escovar todo o cabelo. Isso estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que resulta em melhor processo de crescimento.

Uma reeducação alimentar "capilar"

Na hora de montar o prato, busque por itens que colaboram para a saúde do fio, como os aminoácidos (peixes, carnes, derivados do leite e soja). Eles são carro-chefe para o crescimento dos fios. As proteínas auxiliam na engrenagem para o crescimento de novas células e tecidos. O ácido fólico (feijão e lentilha), a cistina (ovos, carnes, leite e cereais) e o ferro (feijão) são parceiros contra a queda. Para fortalecer nada melhor que cálcio (brócolis e aveia), cobre (caju e fígado) e vitamina E (cereais e óleos vegetais). O brilho e a hidratação ficam por conta de muita água e potássio (banana). Já o selênio (castanha-do-pará) combate os radicais livres, impedindo o envelhecimento dos fios e a vitamina A (cenoura e mamão) controla a oleosidade e evita a degeneração das células capilares pela oxidação.

Manutenções regulares

Passar meses longe do salão definitivamente não é uma boa ideia. Mesmo que você esteja disposta a sustentar o antigo visual, aparar ao menos as pontas a cada três meses vai deixar o cabelo esteticamente mais apresentável e mais saudável. As pontas costumar sofrer com ressecamento e opacidade.

Banhos de água fria

Não precisa ser necessariamente água gelada. O ideal mesmo é que os fios não recebam duchas de água quente para não danificar o couro cabeludo. A temperatura fria sela as cutículas e promove brilho e maciez.

Fórmulas hidratantes

As hidratações são essenciais para devolver à fibra capilar os nutrientes perdidos. Uma boa dica é intercalar máscaras caseiras à base de ingredientes naturais uma vez por semana ou a cada 15 dias, e uma vez por mês no salão para um procedimento mais profissional. Vale adotar aquela receita da mãe ou da avó.

Itens personalizados

Você precisa conhecer o seu próprio cabelo para interpretar suas necessidades. Isso inclui cuidados com produtos para o seu tipo de fio. Nada de querer usar o que sua amiga usa, pois pode não causar o mesmo efeito. Na dúvida, peça indicações ao seu cabeleireiro.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra