Mechas: as melhores combinações e técnicas por idade para mudar os cabelos
Não precisa radicalizar para conseguir uma mudança significativa no visual. Dá para manter o comprimento e apostar nas atuais técnicas de coloração para realçar o contorno, trazer luminosidade aos fios e, assim, repaginar o look.
Quem tinha medo de arriscar na mudança de cor pode aderir a mechas suaves apenas para dar contraste e leveza. Mesmo na temporada outono-inverno, em que era comum o investimento em tons escuros — o preto costuma envelhecer o semblante, marcar as linhas de expressão e ressaltar olheiras — a cartela com cores quentes é uma das mais requisitadas nos salões, assim como mechas em tons similares para harmonização.
Veja também
- 'Segundo Sol': 7 cabelos para você se inspirar e transformar seu estilo
- Descubra como deixar os cabelos mais volumosos e cheios de movimento
- Máscara tonalizante hidrata os cabelos e revitaliza a cor; veja como usar
Pegue carona na tendência das técnicas de luminosidade para renovar o visual — há combinações ideais para todas as idades. Olha só o efeito poderoso de fios estrategicamente iluminados:
Aos 20
A intenção é abusar da sensualidade dos fios loiros, que podem variar do tom mais claro, passando pelo dourado até o loiro escuro, dependendo do tom da pele. Para esse resultado, vale apostar na técnica da balayage, em que as mechas aparecem da raiz até as pontas, mas de forma orgânica — nada de linhas grossas ou marcadas. É uma das opções principalmente para garantir aquele efeito mais natural de praia, mesclando mais de um tom. Assim, quando os fios se misturarem dará a impressão de uma "cortina" iluminada. Atenção para manutenção com muita hidratação e total proteção contra os raios solares.
Aos 30
Fase em que muitas mulheres optam pelo clareamento para ajudar a disfarçar o surgimento dos temidos fios brancos. As luzes discretas proporcionam resultado bem natural. O interessante é que esse procedimento pode ser feito de forma gradativa: começar com poucas mechas e, se gostar, aumentar o número nos retornos seguintes ao cabeleireiro. Combina tanto com fundos claros quanto escuros e o tom das mechas pode ser mesclado entre variáveis de loiro, acobreados e castanhos mais quentes.
Aos 40
Moderna, a técnica de ombré hair tem a ver com todos os tons de cabelo. O efeito degradê a partir da cor original é o segredo do sucesso desse protocolo, que prioriza o clareamento dos fios do comprimento às pontas, sem alterar a raiz. Em cabelos curtos, o profissional só precisa tomar cuidado para não dividir o cabelo em camadas por cores. Uma das sugestões é fazer mechas aleatórias com as mãos, sem ajuda de pincéis, para não marcar.
Aos 50
Menos é mais aqui: para preservar um look sofisticado e, ao mesmo tempo, atual, a dica fica para iluminação em pontos estratégicos com cores quentes. Algumas partes do cabelo ganham reforço com mechas pontuais apenas para dar um up no semblante. Se o fundo for escuro, dê preferência por cores acobreadas ou em tons para o chocolate.
A partir dos 60
O protocolo contour hair atende bem ao visual da mulher que pretende inovar sem exageros. Para dar mais movimento, invista em um mix de tons similares — com até três tonalidades — para destacar bem o contorno facial. O resultado é um rejuvenescimento imediato de pelo menos uns dez anos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.