Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Conheça os tratamentos da vez que já ganharam fama de bad boy para os fios

Universa

27/06/2018 12h21

(Foto: Getty Images)

O mercado de cosméticos não para e sempre abastece o segmento de beleza com inúmeras novidades. Mas, tem muita coisa que acaba ganhando o rótulo de produto vilão por não ter as suas propriedades bem explicadas.

Portanto, já está na hora de desmistificar alguns mitos e trazer para o lado do bem tratamentos e itens de beauty, que merecem uma defesa apropriada!

Veja também

Muitas mulheres deixam de colorir os fios por medo de danificar o cabelo ou abrem mão dos benefícios da prancha para preservar a saúde capilar. Tudo bem se prevenir, mas a melhor arma para manter o bad hair day longe é a informação.

Tome nota dos conselhos a seguir e conheça uma nova legião de queridinhos que ganharam má fama, mas se usados corretamente, serão companheiros indispensáveis na sua bancada e nécessaire.

Coloração: dá para dispensar a amônia!

É verdade que toda mudança gera um pouquinho de medo. Mas, atualmente, é totalmente possível transformar o visual sem apostar em tintas com ativos químicos, capazes de prejudicar os fios.

Antes de mais nada, é preciso escolher entre tintura permanente, que promete uma melhor ação na cobertura de brancos, e tonalizante, que funciona como uma espécie de banho de brilho para realçar a cor dos fios. Já existem no mercado substâncias sem amônia, que atendem as duas opções.

A tecnologia usada colabora da mesma forma para garantir a penetração dos pigmentos na fibra capilar com uma redução menor na mudança do pH do cabelo, impedindo que as cutículas abram e fecham durante o procedimento e deixem os fios danificados.

Outra dica para quem deseja apenas reavivar o tom e impedir o desbotamento precoce é o uso das máscaras tonalizantes, que além de devolver a cor por intermédio de pigmentos naturais, hidratam de forma profunda com a ajuda da nanotecnologia, que permite maior permanência da cor e absorção total de todos os nutrientes.

Quem ainda prefere uma opção mais natural, pode procurar a tinta vegana à base de henna.

Prancha Quente x Prancha Fria

Com certeza você deve estar cansada de ouvir para maneirar no uso da prancha e não esquecer de aplicar um produto termoativo antes de iniciar o procedimento.

O excesso de calor pode gerar ressecamento, opacidade, pontas duplas e até danos irreversíveis, o que não é bacana para quem pretende desfilar um cabelo saudável.

Já a versão fria com temperatura abaixo de zero traz inúmeros benefícios: aumenta a hidratação devido ao processo de selagem e alinhamento das cutículas, garantindo maior absorção dos nutrientes através de tratamentos e máscaras.

Sua estrutura de titânio com infravermelho também colabora para uma restauração capilar excelente, principalmente, para as adeptas de procedimentos químicos, como coloração, progressiva e a tradicional chapinha.

Progressiva zero formol

Apesar da onda do naturalismo estar em evidência, muitas mulheres não simpatizam com volume ou ondas e priorizam a textura lisa. Sem problemas! Como o mercado está sempre em desenvolvimento, a ideia é procurar por protocolos que prezem cada vez mais a saúde dos fios.

Portanto, nada de optar por progressivas carregadas em formol, o que nem é recomendado pela Anvisa.

Há protocolos mais saudáveis, como o procedimento de alisamento composto por aminoácidos, proteína da seda, óleos essenciais e com tecnologia Bio Lacase, uma enzima extraída do cogumelo Tramete Versicolor.

Sem deixar o cabelo com aquele aspecto duro com fios sem movimentos, como nas progressivas tradicionais, esse tratamento tem efeito alisador promovendo o realinhamento, hidratação e preservando a fibra capilar, resultando em um cabelo mais natural.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra