Fitagem: o que é e como fazer a técnica simples para definir os cachos
Os cachos conquistaram de vez o seu lugar ao sol. Quem adora os caracóis e resolveu assumi-los definitivamente ou ainda está em processo de transição, vai aqui uma dica para uma definição rápida e com resultado digno de comercial de xampu: a fitagem, uma técnica de texturização para moldar os cachos de forma prática, sem secador, babyliss ou difusor.
O efeito é alcançado apenas com os dedos e creme de pentear em mechas separadas, como se fossem fitas. Fácil, né? E mais: o método, também conhecido como dedoliss, não só traz precisão aos cachos, como ajuda a desembaraçar, controlar o volume, reduzir o frizz e garantir maciez. O melhor: pode ser feito durante o banho, otimizando o tempo.
Veja também
- Brasileiras dão show de tendência em Cannes: confira os penteados
- Corte bob é tendência neste inverno; inspire-se nos cabelos das famosas
- Transformação capilar: inspire-se nas mudanças dos cabelos dessas famosas
Como resultado, os cabelos ficam belíssimos como os das personagens Dandara (Dandara Mariana) e Moana (Giovana Cordeiro), de "Verão 90", e Silvia (Lucy Ramos), rainha dos cachos em "A Dona do Pedaço". Além, claro, do visual dos sonhos de Taís Araújo e da rainha pop Beyoncé, eternas inspirações.
Quem pode e como fazer?
A fitagem é indicada para todos os tipos de cacho. O segredo está na escolha do produto finalizador certo para não deixar o cabelo pesado e ainda combinar com o seu tipo de ondulação ou curvatura. E atenção para a quantidade. Quem tem fios ralos e finos, nada de exageros. Já as donas de fios grossos e sem muita definição devem caprichar um pouco mais na hora da aplicação. Na dúvida, peça indicação ao seu cabeleireiro.
Agora, aprenda o passo a passo.
1. Lave o cabelo e tire a umidade. Depois divida todo o cabelo em partes iguais;
2. Aplique o creme de pentear de sua preferência em cada mecha;
3. Amasse o cabelo com as mãos em direção à raiz para uma melhor formação do cacho. Não use a toalha tradicional, pois ela gera atrito e provoca o frizz. Melhor usar uma peça de algodão ou uma camiseta;
4. Deixe o cabelo secar naturalmente. Se achar necessário, use finalizador em óleo. Mas só faça isso se souber que o produto não deixará o cacho pesado.
Há quem goste de fazer essa técnica com os fios sujos. Isso vai depender do balanço natural de cada cabelo, pois o acúmulo de resíduos anteriores pode impedir uma boa definição. E não é recomendado utilizar o procedimento diariamente. O excesso de produtos pode provocar danos ao couro cabeludo, como irritações, coceira, descamação e efeito opaco no comprimento e pontas.
A fitagem tem duração de até uma semana, dependendo do estado de oleosidade natural do fio e do número de vezes que a pessoa leva a mão ao cabelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.