Cabelo platinado: como conseguir e dicas para cuidar dos fios claros
Marina Ruy Barbosa causou frisson ao aparecer platinada — embora os fios não fossem os da atriz, e sim uma full lace. Ficar loira pelo menos uma vez na vida é o desejo de muitas mulheres. Esse tom é caracterizado por baixos níveis de pigmentos escuros e altos níveis de pigmentos claros. O mais curioso é que as diferentes variações de loiro natural estão em menos de 2% da população adulta mundial.
Entre as diversas versões dessa tonalidade, o efeito claríssimo é um dos mais requisitados. Porém, o processo de descoloração é bem agressivo: nem todo fio está saudável o suficiente para receber esse tipo de procedimento. Além disso, manter o platinado em dia requer manutenção extremamente cuidadosa e hidratação com maior frequência. Portanto, mergulhe de cabeça nas dicas para entender como conquistar o platinado perfeito:
Veja também
- Cabelo preto ou morena iluminada? Aposte no brilho dos fios escuros
- Tendências de cabelo para o inverno 2019: inspire-se nas famosas e mude já
- Fitagem: o que é e como fazer a técnica simples para definir os cachos
Descubra se seu cabelo está pronto para a descoloração
Antes de mais nada, procure um profissional de confiança para avaliar a saúde da fibra capilar. Esse diagnóstico permitirá saber se seu cabelo aguentará o processo. Se os fios estiverem muito fragilizados, vale apostar em um cronograma capilar para preparar o cabelo e fortalecê-lo para a grande mudança.
Saiba que o processo pode levar mais de uma sessão
É normal já querer sair do salão com o novo visual. Mas nem sempre é possível atingir o tom claríssimo em um único dia. Isso vai depender de como o cabelo responde ao processo e também da qualidade dos produtos usados. O cabelo fino e claro, por exemplo, consegue atingir o efeito platinado mais rápido. Já o grosso ou muito escuro tem de passar por várias etapas para remover todo o pigmento, e isso pode levar alguns dias. Quem tem fios tingidos também precisa de um período mais extenso. O profissional é quem vai dizer sobre possibilidade de chegar ou não ao tom platinado e o tempo que isso levará.
Cobre qualidade nos produtos
Existem vários itens no mercado que ajudam a proteger e a preservar a saúde do fio mesmo nos procedimentos mais agressivos, como a descoloração. Esteja atenta ao que será aplicado no seu cabelo. Opte por produtos que mantenham a integridade do fio.
Siga uma rotina de hidratação
Depois de platinar o cabelo, é preciso manter os fios muito bem cuidados. As hidratações servem para fortalecer e aumentar a durabilidade do tom. Você pode alternar os tratamentos em casa e ir mensalmente ao salão para um tratamento profissional e ideal para o seu tipo de cabelo.
Monte um arsenal específico para o novo tom
Essa tonalidade dá um pouco mais de trabalho. E por isso é preciso ter em mãos itens para não deixar os fios amarelados ou alaranjados. Alguns, como matizadores e desamareladores, contêm fórmula com propriedades especiais, como micropigmentos violeta, que atuam na recuperação, hidratação e nutrição das fibras capilares, além de iluminar. Máscara e leave-in também são bem-vindos, assim como spray de brilho. O ideal é você pedir ajuda ao cabeleireiro. Peça para ele anotar todos os produtos que vão te ajudar. Além das visitas assíduas ao salão, é imprescindível dar continuidade aos cuidados em casa.
Cuidado com ferramentas de calor
Depois do processo de descoloração e coloração, submeter os fios ao calor extremo com uso de prancha, secador e babyliss pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho. Dependendo do dano, isso poderá impedir retoques futuros. Portanto, não se esqueça de usar protetor térmico e evite excessos.
Capriche no protetor solar capilar
Isso é uma exigência se quiser evitar fios ásperos. A radiação solar danifica e ajuda a desbotar o tom mais rapidamente. Os raios UV provocam a oxidação capilar por conta dos radicais livres e esse processo desencadeia aqueles probleminhas bastante indesejáveis, como quebra, fios opacos e embaraçados. Portanto, se for sair de casa, não esqueça de passar o protetor nos fios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.